Neste domingo (11/5), data em que se celebra o Dia das Mães, os cemitérios de Manaus receberam visitação, que é considerada a segunda de maior anual, atrás apenas do Dia de Finados. Os cemitérios foram preparados com programação especial nos dez espaços públicos da cidade.
A iniciativa, com apoio de diversos órgãos, visa garantir acolhimento, segurança e conforto às famílias que prestarão homenagens às mães já falecidas.
As ações abrangem tanto a área urbana quanto a zona rural, com serviços de limpeza, manutenção, atendimento médico, segurança, celebrações religiosas e ordenamento do trânsito.
Programação religiosa
No cemitério Nossa Senhora Aparecida, o maior da capital, localizado na avenida do Turismo, zona Oeste, duas missas católicas foram programadas para às 8h e às 16h, celebradas pelo pároco do bairro Alvorada. Grupos evangélicos também marcarão presença com orações, distribuição de panfletos e água.
Outros cemitérios da capital também contarão com programações religiosas. No São João Batista, as missas foram às 8h e às 9h30. No Santa Helena (São Raimundo), missas às 8h e 16h. Já o São Francisco (Morro da Liberdade) cinco missas ao longo do dia: 6h, 7h, 9h, 11h e 17h. No Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo), uma missa foi celebrada às 9h. O cemitério Piedade (Novo Israel) houve culto evangélico às 8h e missa católica às 9h.
Na zona rural, os cemitérios Santa Joana (Puraquequara), São José (Jatuarana), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Lajes) passaram por serviços de limpeza, pintura, iluminação e apoio logístico. As unidades contam com equipes fixas, coveiros treinados e até transporte fluvial para urnas funerárias, garantindo respeito e dignidade às famílias.
Leia também:
Colisão entre navio do Peru e plataforma de petróleo deixa mortos no rio Amazonas
Passageiro é preso com 17 kg de drogas em embarcação no Amazonas
Estrutura e ordenamento
Para atender à população, a estrutura foi montada com tendas, cadeiras, banheiros químicos, pontos de apoio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e servidores da Semulsp. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fora selecionados para atuação em pontos estratégicos entre 6h e 17h para organizar o trânsito nas proximidades dos cemitérios, orientando motoristas e pedestres.