A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou pela quarta vez a ativação do sinal de internet 5G em Manaus. A princípio, a medida deveria ser implementada em setembro na capital. Em nota enviada à imprensa, o órgão informou que o processo de licenciamento, que inclui a compensação bancária, ainda não foi finalizado.
A previsão da agência é que o processo de instalação em Manaus seja concluído nesta sexta-feira (7). Hoje, o sinal começou a ser ativado nos estados da Região Norte do Brasil, conforme cronograma previsto em edital. O documento estabelece que o prazo máximo para ativação das antenas aptas a captar o 5G seja encerrado no dia 28 de novembro.
Leia mais:
Anatel informa que Manaus receberá 5G no dia 6 de outubro
Escola no Careiro da Várzea recebe internet 5G e ministro das Comunicações
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Serafim Corrêa lamentou o atraso na operação. “É uma tecnologia de ponta, algo fundamental para cidades modernas“.
O parlamentar afirmou que a Prefeitura e o Governo do Amazonas devem se comprometer a disponibilizar o 5G em Manaus e em todos os municípios do estado, a exemplo do que ocorreu em cidades da Europa e EUA. O deputado recomendou que os recursos do Fundo de Turismo e Desenvolvimento do Interior (FTI), da alçada estadual, sejam aplicados em convênio com as operadores de telefonia para disponibilizar a tecnologia para toda a população do estado.