Nikolas Ferreira reage a homenagem a Lula no Carnaval e fala em acionar o MP

(Foto: reprodução)
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) informou nesta quarta-feira (18/2) que vai protocolar representação no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra Wallace Palhares, presidente da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói. O parlamentar alega intolerância religiosa durante desfile realizado no último domingo (15/2), na Marquês de Sapucaí.
A escola apresentou enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das alas, intitulada “neoconservadores em conserva”, fez referência a grupos opositores ao governo. Para Nikolas, a encenação teria ultrapassado o limite da crítica política e atingido fiéis cristãos.
“A ala que retratou os cristãos numa lata de sardinha como se fossem algo a ser descartado, ultrapassou o limite da crítica política e entrou no terreno perigoso do preconceito religioso”, declarou Nikolas.
Leia mais
Flávio Bolsonaro diz que vai entrar com ação no TSE contra homenagem a Lula na Sapucaí
Lula fala em “orgulho” após homenagem questionada na Sapucaí
O deputado citou a Constituição e a Lei 7.716/89, que trata de crimes de discriminação, e afirmou que o caso deve ser apurado “Carnaval é cultura. Fé é direito fundamental. Já a intolerância religiosa é crime”, disse. A representação deve ser formalizada nesta quinta-feira (19/2).
No desfile da Acadêmicos de Niterói, a ala que retratou os cristãos numa “lata de sardinha” como se fossem algo a ser descartado, ultrapassou o limite da crítica política e entrou no terreno perigoso do preconceito religioso. A própria OAB-RJ reconheceu o episódio como…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) February 18, 2026
Na terça-feira (17), a OAB-RJ também divulgou nota classificando o episódio como intolerância religiosa. Parlamentares acionaram ainda a Procuradoria-Geral da República, alegando possível prática de crime.
Até o fechamento desta matéria, a Escola e seus representantes não haviam se manifestado sobre as falas do deputado.
*Com informações da CNN Brasil





