Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazônia perdeu 500 mil km² da floresta em 37 anos, aponta levantamento

Amazônia perdeu 500 mil km² da floresta em 37 anos, aponta levantamento

Jornalismo
Por Jornalismo | 21/01/24 às 20:07h

Um levantamento feito pela Rede de Informação Socioambiental Georreferenciada da Amazônia apontou que a Amazônia perdeu 500 mil km² da floresta em 37 anos. O dado observado preocupa, pois o bioma pode estar chegando num ponto irreversível de destruição das florestas, conforme os especialistas.

O novo relatório foi divulgado durante um seminário na embaixada do Brasil no Peru. Ele traz dados de 37 anos de monitoramento e um alerta para o ritmo de perda de floresta e uso do solo.

Em 1985, 500 mil quilômetros quadrados da floresta tinham sido transformados em pastagens, lavouras, garimpos ou áreas urbanas. Em 2021, essa perda atingiu praticamente 15% de toda a floresta – o que equivale a quase 1 milhão, duzentos e cinquenta mil km².


“Essa caracterização vai nos mostrando essa perda quase que irreparável da floresta, que é aquilo que mais preocupa os cientistas no sentido da Amazônia atingir o que vem sendo chamado do ponto de não retorno, que é aquele momento em que a perda de floresta foi tão grande que a Amazônia como um todo não cumpre mais o seu papel como uma reguladora climática. Uma floresta que ajuda a produzir chuvas”, disse a porta-voz da Raisg, Adriana Ramos.