Falha na AWS pode ter afetado serviço do Pix nesta segunda-feira (20)

(Foto: Agência Brasil)
Usuários de diferentes bancos e fintechs relataram dificuldades para fazer transferências e pagamentos via Pix nesta segunda-feira (20/10). A instabilidade pode estar ligada a uma falha global nos servidores da Amazon Web Services (AWS), que afetou sites e aplicativos em vários países.
Segundo o Down Detector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, as primeiras reclamações começaram por volta das 4h da manhã e aumentaram ao longo do dia. O pico de notificações foi registrado às 14h17, com mais de 270 relatos por minuto.
As falhas foram percebidas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Recife. Usuários relataram que as transações travavam ou simplesmente não eram concluídas.
Além das fintechs, bancos como Itaú, Bradesco, Caixa e Banco do Brasil também tiveram aumento nas queixas. O Banco do Brasil informou que o problema foi resolvido ainda à tarde.
Leia mais
Apagão em nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços pelo mundo todo; saiba quais
WhatsApp apresenta recurso com IA para resumir conversas no app
A AWS, que fornece serviços de computação em nuvem usados por empresas do mundo todo, admitiu enfrentar “problemas técnicos” na região US-East-1, que cobre parte do nordeste dos Estados Unidos. Essa estrutura é usada por diversas companhias para armazenar dados e manter sistemas online.
Por conta disso, várias plataformas ficaram instáveis, incluindo Mercado Livre, Mercado Pago, Reddit, Roblox, Snapchat, Wellhub, TotalPass, Perplexity e Prime Video. Na América Latina, os reflexos atingiram serviços de e-commerce, entretenimento e fintechs.
Em nota, o Banco Central afirmou que os sistemas do Pix estão operando normalmente e que está monitorando a situação. O BC não confirmou ligação direta entre a falha da AWS e os problemas no Pix, mas especialistas em tecnologia apontam que a coincidência de horários pode indicar efeitos indiretos causados pela dependência de serviços de nuvem.
*Com informações da Agência Brasil.
