As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Black Friday: confira dicas de como usar IA para ajudar nas compras

Ferramentas como ChatGPT e Gemini podem ser importantes para ajudar consumidores a definirem suas compras este ano
26/11/25 às 09:28h
Black Friday: confira dicas de como usar IA para ajudar nas compras

Pagamento com cartão de crédito (FOto: Getty Images).

A Black Friday está chegando. Aliás, por toda esta semana já estamos vendo descontos especiais em lojas físicas e on-line, dos mais variados produtos. O evento do comércio ganhou dimensões gigantescas no Brasil. O que antes era apenas um dia de descontos importado do varejo americano se transformou em uma temporada completa de ofertas, que começa semanas antes da última sexta-feira de novembro e só termina na Cyber Monday.

Mas, à medida que a Black Friday cresceu, a complexidade das compras também aumentou. Há uma enxurrada de anúncios, preços que mudam em minutos, campanhas agressivas e, infelizmente, muitos falsos descontos e golpes. Nesse cenário, a inteligência artificial pode ser uma aliada na hora das escolhas.

A IA pode servir como uma bússola para orientar o consumidor em meio a um mar de ofertas, pode comparar e ver histórico de preços, e ajudar o usuário a ter mais segurança para evitar os golpes.

Veja a seguir algumas dicas práticas de como usar IA nesta Black Friday.


Leia mais:

Criminosos criam página fake da Shopee para dar golpes na Black Friday

Black Friday: Saiba quais são os produtos com maior potencial de descontos


Pesquise o produto antes de comprar

Assistentes como ChatGPT, Gemini e Copilot podem analisar fichas técnicas, comparar modelos e apontar alternativas mais baratas. Basta enviar o link do item e pedir uma avaliação. A IA identifica diferenças relevantes, como durabilidade, processador, qualidade de tela ou consumo de energia, que nem sempre aparecem nos anúncios.

Use IA para comparar preços em várias lojas ao mesmo tempo

Ferramentas de comparação automática já usam inteligência artificial para cruzar dados entre varejistas, incluindo frete, prazo e reputação do vendedor. Isso evita que o consumidor se iluda apenas pelo menor preço aparente.

Analise o histórico de preços para fugir do “metade do dobro”

Extensões utilizam IA para mostrar como o preço do produto variou nos últimos meses. Se o valor atual estiver dentro da média ou até acima, a IA sinaliza que a promoção não é tão vantajosa quanto parece.

Configure alertas inteligentes para pagar menos

Se você já sabe o que quer comprar, defina um valor máximo e deixe a tecnologia monitorar para você. A IA avisa quando o item atinge o preço desejado, reduzindo compras por impulso e evitando que você perca o melhor momento da oferta.

Use IA para verificar se o site é confiável

Assistentes conseguem analisar endereços de sites, reputação no Reclame Aqui, dados do CNPJ e até características suspeitas da página. Um pedido simples como “verifique se este site é seguro” pode evitar um prejuízo considerável, especialmente durante a Black Friday, quando golpes aumentam.

Peça sugestões compatíveis com o seu orçamento

A IA também funciona como um “consultor de compras”. Basta informar o valor disponível e o tipo de item desejado. Ela retorna modelos compatíveis com o perfil do consumidor, muitas vezes incluindo opções mais baratas e com melhor desempenho.

Use a IA para criar uma lista de compras priorizadas

Ferramentas inteligentes ajudam a organizar necessidades reais, separar itens essenciais dos supérfluos e estimar o gasto final. Isso facilita manter o controle do orçamento em uma data marcada por excesso de estímulos.

Use a IA para comparar marcas

Além do preço, a IA consegue apontar vantagens técnicas, durabilidade, garantia e eficiência energética. Isso é útil principalmente em categorias como televisores, celulares, notebooks, eletrodomésticos e produtos de alto valor.

Pergunte à IA se vale a pena comprar agora ou esperar

Analisando padrões de comportamento do varejo e histórico de preços, alguns assistentes conseguem prever se o valor tende a cair na semana da Black Friday, no dia oficial ou depois, na Cyber Monday.

*Com informações de CNN Brasil