Levantamento aponta que ChatGPT ainda é IA mais acessada da web, mas Gemini avança

(Foto: Reprodução)
O ChatGPT concentra atualmente 64,5% do tráfego mundial de sites de IA generativa, segundo levantamento conduzido ao longo dos últimos 12 meses conduzido pela consultoria Similarweb. Os dados foram divulgados pela empresa neste começo de ano.
No mesmo período, o Gemini saltou de 5,7% para 21,5%. Em apenas 12 meses, a ferramenta do Google mais do que triplicou sua participação no tráfego web, sendo o segundo site de IA generativa mais acessado do mundo.
Há um ano, o cenário era muito mais concentrado, pois o ChatGPT respondia por 86,7% do tráfego global, enquanto o Gemini tinha menos de 6%.
Os números apontam que, embora ainda seja o principal destino de acesso a ferramentas de IA generativa na web, o ChatGPT vem perdendo terreno. Ainda de acordo com o levantamento, a queda relativa do ChatGPT não indica perda de relevância, mas sim a expansão do mercado e o crescimento acelerado de concorrentes. Vale ressaltar que a pesquisa considera exclusivamente o acesso a sites e não inclui uso de aplicativos, APIs ou integrações.
Leia mais:
ChatGPT alcança receita de US$ 3 bilhões em 2025 e apresenta crescimento histórico em 2025
Google lança Gemini 3, nova geração de IA com “raciocínio em nível de PhD”
O relatório também mostra que outras plataformas têm participação bem menor: DeepSeek aparece com 3,7%, Grok com 3,4%, Perplexity com 2% e Claude também com 2%. Esses números deixam claro que, por enquanto, elas não conseguem rivalizar com os dois líderes em alcance na web.
Apesar de o relatório não indicar os motivos do aumento no acesso via web ao Gemini, o crescimento pode estar relacionado com o lançamento da ferramenta Nano Banana para geração de imagens realistas, que trouxe mais popularidade para a IA do Google e gerou trends nas redes.
*Com informações de Canal Tech






