Geladeiras e espelhos podem ser vilões do seu wi-fi: Entenda como maximizar sua internet

Roteador de internet (Foto: Unsplash/Compare Fibre).
Para se ter uma boa internet na sua casa, rápida e sempre funcional, não é só a qualidade do roteador que importa. A posição do aparelho e a presença de determinados objetos ao seu redor também podem ajudar a explicar quando sua internet fica mais lenta.
O roteador envia o Wi-Fi por meio de ondas eletromagnéticas. Mas o sinal pode sofrer interferências de aparelhos metálicos com motores, como geladeiras e micro-ondas.
O analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Diogo Millnitz, explica:
“Qualquer equipamento com motor que é ligado gera um campo eletromagnético. Ao gerar um campo eletromagnético, há uma interferência nessa região”.
Espelhos e vidros também podem ser “vilões” do sinal porque são capazes de mudar a direção das ondas do Wi-Fi. Millnitz afirma:
“O vidro tem uma refração, então, ele dispersa as ondas do Wi-Fi. O espelho consegue ser pior: ele tem a camada de vidro mais uma camada metálica, em que o sinal é totalmente dispersado e causa interferência na rede”.
O ideal é deixar o roteador ao menos a 1 metro de distância de geladeiras, micro-ondas e grandes objetos de vidro, orientou o especialista.
Leia mais:
Hackers ameaçam expor dados de usuários do Pornhub, maior site de pornografia da internet
Vai usar Wi-FI fora de casa? Confira essas dicas para não cair nas mãos de criminosos na rede
Veja dicas para melhorar o desempenho do roteador
- Coloque o roteador no ponto mais central e mais alto possível porque, assim, ele poderá alcançar uma área maior.
- Mantenha o roteador a pelo menos um metro de distância de aparelhos com motores, como geladeiras e micro-ondas, que, quando estão ligados, geram campos eletromagnéticos capazes de prejudicar a rede Wi-Fi.
- Não coloque o roteador perto de paredes muito grossas ou dentro de armários.
- Nas configurações do roteador, configure o aparelho para operar na faixa de 5 GHz, que tem maior largura de banda, apesar de um alcance territorial menor. O padrão é a faixa de 2,4 GHz, que tem mais alcance, mas velocidades mais baixas – os roteadores das operadoras costumam suportar as duas bandas e indicar onde é possível fazer a alteração.
- Faça uso de roteadores do tipo mesh, que criam uma espécie de malha para espalhar o sinal, se você precisa colocar wi-fi numa área muito grande.
*Com informações de G1






