O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga se reuniu hoje com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a possibilidade de flexibilização do estado de emergência em vigor no país devido a Covid-19 e rebaixar o status da pandemia. Pacheco postou em sua rede social:
“Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”.
Leia mais:
Covid-19: novo recorde de casos impõe medidas de isolamento na China
Variante Deltacron tem 2 casos confirmados no Brasil
Com o mesmo objetivo, Queiroga se reuniu semana passada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele deve se reunir também com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, nos próximos dias.
Na prática, a mudança no estado de emergência implicaria na redução da Covid de pandemia para endemia, o que flexibilizaria as medidas de restrição e isolamento social. Segundo dados da última sexta-feira (11), divulgados pela pasta, 91% da população brasileira acima de 12 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. Desse total, 84,38% completou o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos receberam a dose de reforço.
Nas últimas semanas, estados e capitais pelo Brasil já anunciaram as primeiras medidas de flexibilização do uso de máscaras e liberação de eventos, os primeiros passos para rebaixar o status da Covid no país.