A explosão de casos de Covid no Brasil nos últimos dias levou a média móvel, aquela que é calculada com o número de casos a cada sete dias, a atingir um número impressionante: 52.271. Só ontem foram registrados no país inteiro 87.471 novos casos.
Veja mais:
Centro de Testagem para Covid-19 em Manaus registra alta demanda
Novo recorde: AM chega a 1.659 casos de covid nesta quarta
No pico da primeira onda em 29 de julho de 2020, a média móvel registrada foi de 46.536 casos. Espera-se para os próximos dias que o país ultrapasse também o valor registrado no pico da segunda onda, quando o recorde da média foi de 77.265 em 24 de junho de 2021.
A nova alta de casos de Covid é atribuída à variante Ômicron, mais transmissível, e também ao período pós-festas de fim de ano. A previsão da OMS é que metade da Europa seja infectada nas próximas semanas.
É necessário ressaltar que o número real de casos deve ser ainda maior, pois desde o apagão de dados no ministério da Saúde vários estados apresentam subnotificação de casos.
No Amazonas, onde a segunda onda provocou caos no sistema de saúde e centenas de mortes em 2021, o número de casos registrados foi de 1.659, um salto gigante dos 88 notificados dia 3 de janeiro.
Via UOL.