Um grupo de vereadores da Câmara Municipal do Recife protocolou um processo administrativo contra os parlamentares Gilson Machado Filho e Thiago Medina, ambos filiados ao Partido Liberal (PL), acusando-os de quebra de decoro parlamentar.
A denúncia foi motivada por um vídeo publicado nas redes sociais em que os dois vereadores fazem piadas capacitistas e gestos obscenos direcionados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A gravação foi realizada durante uma sessão oficial da Câmara no dia 29 de abril. Segundo os autores da denúncia, os parlamentares do PL zombaram do acidente de trabalho que Lula sofreu quando ainda era operário, episódio que resultou na amputação de um dos dedos da mão esquerda do presidente.
Saiba mais:
- Lula já fez 12 trocas ministeriais desde o início do mandato; veja quais
- Ato por anistia desta quarta (7) será monitorado para não chegar ao Congresso

No vídeo em questão, Gilson chama Thiago, no meio da sessão e diz:
“Thiago, tava pensando aqui…nunca vi, até hoje, alguém levar uma facada fake. Agora perder um dedinho pra se aposentar“, disse. A fala dele foi complementada por Medina que sugeriu que reforçou acidente de Lula foi forjado.
Em seguida, em tom irônico, Machado pergunta: ‘onde está o dedo que Lula perdeu?’ e faz um gesto obsceno.
Veja o vídeo dos vereadores:
Vereadores do Recife fazem piada e gesto obsceno contra Lula pic.twitter.com/p8iiHmScZ3
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 6, 2025
O processo disciplinar foi assinado pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT), além dos vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT). O grupo argumenta que as atitudes dos colegas ferem os princípios éticos e morais do cargo público e que é necessário responsabilizá-los formalmente.
Se o pedido for aceito pela Comissão de Ética da Câmara do Recife, Gilson Machado Filho e Thiago Medina poderão ser advertidos ou até mesmo suspensos de suas funções parlamentares por um período de até 30 dias.