As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Vereador de RS se engana e convida falecido Leonel Brizola para receber homenagem na câmara municipal

Ao citar o nome da instituição, Luisinho se confundiu e solicitou que um colega recebesse o ex-governador
30/12/25 às 15:56h
Vereador de RS se engana e convida falecido Leonel Brizola para receber homenagem na câmara municipal

(Foto: reprodução)

Durante a 82º sessão da Câmara Municipal de Viamão, em Porto Alegre, o vereador Luisinho do Espigão (PSDB-RS) convidou o ex-governador Leonel de Moura Brizola para participar de uma homenagem, sendo que Brizola morreu em 2004, há mais de duas décadas. A seção ocorreu no dia 18 de dezembro.

O episódio aconteceu quando o parlamentar, que presidia a sessão, anunciava a entrega de uma moção à Escola Técnica de Agricultura (ETA) Leonel de Moura Brizola, que completou 115 anos. Ao citar o nome da instituição, Luisinho se confundiu e solicitou que um colega recebesse o ex-governador, como se ele estivesse presente no plenário.

Diante do silêncio, o vereador chegou a repetir o convite, perguntando se Leonel de Moura Brizola se encontrava na Casa Legislativa. Em seguida, o vereador Jonas Rodrigues (PL-RS) conduziu um representante da escola até a Mesa Diretora para acompanhar a homenagem apresentada pelo vereador Marco Borrega (PDT-RS).


Leia mais

Condenado pelo STF, Felipe Martins acessa o LinkedIn e Moraes determina esclarecimentos da defesa

Concurso da Câmara dos Deputados tem primeiro edital enviado e provas marcadas para março de 2026


Em nota, Luisinho do Espigão afirmou que a confusão ocorreu em um contexto atípico. Segundo ele, assumiu a presidência da Câmara de forma excepcional, já que o então presidente, Rodrigo Pox (Podemos-RS), havia assumido interinamente a Prefeitura de Viamão por decisão judicial. O vereador disse que, devido ao grande número de homenagens previstas, acabou cometendo um equívoco protocolar ao mencionar apenas o nome do patrono da escola, em vez de chamar o representante da instituição.

Leonel de Moura Brizola foi um dos principais líderes do trabalhismo no Brasil. Natural do Rio Grande do Sul, teve trajetória marcada pela defesa da legalidade democrática, pelo exílio durante a ditadura militar e por mandatos como governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Brizola morreu em 21 de junho de 2004, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.

*Com informações do Metrópoles.