As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Câmara aprova projeto que garante férias coincidentes para trabalhadores que cuidam de pessoas com deficiência

Para virar lei, o projeto tem que ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado
Câmara aprova projeto que garante férias coincidentes para trabalhadores que cuidam de pessoas com deficiência

Imagem: Freepik.

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei  (PL) que assegura a trabalhadores, servidores e estagiários responsáveis por pessoas com deficiência o direito de coincidir suas férias com o recesso ou com as férias escolares do dependente. A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O texto também estende o benefício aos próprios trabalhadores, servidores e estagiários com deficiência, garantindo que possam alinhar seu período de descanso às férias escolares de seus dependentes. A medida deverá ser cumprida tanto por empresas públicas quanto privadas.

O Projeto de Lei aprovado é um substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 5152/23, de autoria da deputada Dayany Bittencourt (União-CE). A mudança foi relatada pelo deputado Leo Prates (PDT-BA), que destacou o avanço da proposta.

“O substitutivo representa um avanço na promoção da dignidade das pessoas com deficiência e na concretização do princípio da igualdade. Igualmente, atende ao objetivo interamericano de prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar sua plena integração à sociedade”, frisou.


Saiba mais: 

Rodrigo Guedes critica projetos de lei inconstitucionais: “É covardia jogar para a torcida”

Roberto Sabino quer propor 15 de agosto como Dia Municipal da Cultura Evangélica


Agora, o texto passou pela Comissão de Administração e Serviço Público, e seguirá para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

*Com informações de Agência Câmara de Notícias.