No Amazonas, Sargento Salazar é favorito para ser deputado federal em 2026; veja a pesquisa

(Foto: Divulgação)
A mais recente pesquisa do Instituto Direto ao Ponto, divulgada nesta terça-feira (21/10), testou 23 nomes com maior potencial eleitoral para disputar as oito vagas do Amazonas na Câmara dos Deputados em 2026. O vereador Sargento Salazar (PL) lidera com 15% das intenções de voto na modalidade estimulada, quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas
Nos meses anteriores, Salazar já foi lembrado por eleitores em outras pesquisas no Amazonas, mas na modalidade espontânea, quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. No pleito de 2024, ele foi o vereador mais votado de Manaus, com 22.594 votos.
Outros nomes mencionados no levantamento
Na sequência aparece o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), com 12%, seguido pelo deputado Amom Mandel (Cidadania), que soma 10%.
A pesquisa mostra dispersão de votos entre os demais candidatos. O Coronel Menezes (PP) aparece com 6%, e o ex-prefeito Arthur Neto (Republicanos) tem 5%. Com 4%, estão empatados tecnicamente Fausto Jr. (União Brasil), Átila Lins (PSD), Adail Filho (Republicanos), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos), Marcelo Ramos (PT), Alfredo Nascimento (PL) e Jesus Alves (MDB).
Leia mais:
- Amauri Gomes toma posse como vereador e promete seguir perfil ‘independente’ na Câmara
- Em visita, Sassá cogita retorno à CMM por decisão da Justiça e reacende rivalidade na bancada de Salazar
Na faixa de 3%, surge Zé Ricardo (PT), enquanto Saullo Vianna, Pauderney Avelino e Bi Garcia somam 2% cada. Outros nomes, como Thaysa Lippy, Aryel Almeida e Marcellus Campelo, registram 1% das intenções. Brancos e nulos totalizam 2%, e 1% dos entrevistados não respondeu.

O levantamento ouviu 2.024 eleitores em Manaus e em 16 municípios do interior, abrangendo todas as regiões do estado. Além da disputa proporcional, a pesquisa também avaliou cenários para o Senado e a percepção ideológica do eleitor amazonense.
