A menos de duas semanas do fim do mandato de Augusto Aras, fica a expectativa para ver quem o presidente Lula (PT) indicará para a PGR (Procuradoria-Geral da República). Segundo apuração de jornalistas em Brasília, o presidente estaria entre dois nomes: o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, e o subprocurador Antonio Carlos Bigonha.
Gonet lidera a disputa depois do julgamento da ação contra Jair Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quando defendeu de forma enfática e técnica a inelegibilidade do ex-presidente.
Também pesa a favor dele o fato de ter o apoio do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Leia mais:
Saiba quem são André Fufuca e Silvio Costa Filho, novos ministros de Lula
Lula se indispõe com tribunal internacional e recua em fala sobre Putin
Já Bigonha ganhou notoriedade em 2019, quando pediu desculpas a ministros do STF por críticas feitas a eles por procuradores da Lava Jato de Curitiba, então comandados por Deltan Dallagnol. Seu nome também tem apoio de aliados de Lula.
Nos seus dois primeiros mandatos, Lula escolheu para comandar a PGR nomes da lista tríplice votada pela categoria. A tendência agora é que ele ignore a lista. O presidente deve anunciar sua decisão nos próximos dias.
Augusto Aras encerra seu mandato no próximo 26 de setembro. Segundo interlocutores próximos do presidente, não há chance dele continuar no cargo.