25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Lula se indispõe com tribunal internacional e recua em fala sobre Putin

Publicado em:

- Anúncio -

No final de semana, comentários do presidente Lula, durante seu comparecimento à reunião do G20 na Índia, causaram polêmica com o Tribunal Penal Internacional (TPI) – mais conhecido como Tribunal de Haia. A polêmica se deveu à fala de Lula sobre o presidente russo Vladimir Putin.

Ainda no ano passado, o tribunal emitiu mandado de prisão para Putin, sob acusação de deportação forçada de crianças da Ucrânia, país contra o qual a Rússia mantém uma guerra. E Lula afirmou que não prenderia Putin se ele viesse ao Brasil na próxima reunião do G-20, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Ao ser perguntado sobre a questão, Lula disse:

“A gente gosta de tratar bem as pessoas. Então, acredito que o Putin pode ir facilmente ao Brasil. Eu posso te dizer que, se eu sou o presidente do Brasil e se ele vem para o Brasil, não tem por que ele ser preso”.


Leia mais:

Líder de grupo mercenário que desafiou Putin morre em acidente de avião na Rússia

Lula participa de desfile de 7 de setembro com chefes militares e dos 3 Poderes


Lula ainda minimizou o tribunal em sua declaração:

“Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. […] Eu quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário. […] Porque me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, só os ‘bagrinhos'”.

Nesta segunda-feira, 11, o porta-voz do Tribunal de Haia, Fadi Elabdallah, respondeu à declaração de Lula. Sem citar o nome do mandatário brasileiro, ele indicou que o Brasil tem a obrigação de cooperar com a Corte internacional, por ser um dos países signatários do Estatuto de Roma. A parte 9 do Estatuto afirma que a Corte pode solicitar informações ou documentos às organizações intergovernamentais, assim como pedir cooperação e assistência, que deve ser aceito.

Já nesta segunda, Lula mudou o seu discurso, ao ser novamente questionado sobre o assunto, indicando que uma possível prisão de Vladimir Putin no Brasil “dependeria da justiça”. Ele declarou:

“Eu não sei se o tribunal, não sei se a Justiça brasileira vai prender. Isso quem decide é a Justiça, não é o governo [brasileiro], nem o Parlamento. É importante. Eu inclusive quero muito estudar essa questão desse Tribunal Penal [Internacional] porque os Estados Unidos não são signatário dele, a Rússia não é signatária dele também. Então, eu quero saber por que o Brasil é signatário de um tribunal que os EUA não aceitam”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -