As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Rodrigo Guedes reage a pesquisa do Instituto Perspectiva sobre a Câmara de Manaus

Guedes citou dados da pesquisa que mostram o distanciamento entre a Câmara e a população
21/10/25 às 19:30h
Rodrigo Guedes reage a pesquisa do Instituto Perspectiva sobre a Câmara de Manaus

(Foto: Onda Digital)

O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rodrigo Guedes (PP), reagiu a uma pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, que avaliou a imagem da Casa Legislativa e o desempenho dos parlamentares perante a população manauara. Em entrevista à Rede Onda Digital, na tarde desta terça-feira (21/10), o vereador afirmou que o resultado reflete a insatisfação da sociedade com a atuação do Legislativo municipal.

Segundo Guedes, a Câmara tem deixado a desejar em representar os interesses da população de Manaus.

“Acho que a Câmara tem deixado muito a desejar em representar os anseios da população da cidade de Manaus. Isso reflete na avaliação da população, que entende que o parlamento, a Câmara Municipal e os vereadores não representam o que eles pensam e o que esperam”, afirmou o parlamentar.

O vereador também comentou sobre o impacto político dessa percepção negativa. Para ele, o problema se agrava porque, mesmo diante de críticas, muitos parlamentares conseguem se reeleger devido à força de suas estruturas políticas e financeiras.

“Mesmo com toda essa rejeição, as estruturas que os vereadores têm e as estratégias de campanha são tão agressivas, no sentido financeiro, que mesmo assim muitos deles se reelegem”, destacou.

Guedes ainda citou dados da pesquisa que mostram o distanciamento entre a Câmara e a população: 90% dos entrevistados afirmaram nunca ter tido contato com um vereador e disseram não perceber que as ações da Casa influenciam diretamente suas vidas. Para o parlamentar, esse cenário reflete um problema de comunicação e de compreensão sobre o papel do Legislativo.

“Na percepção deles, as decisões da Câmara não influenciam suas vidas. Muitas pessoas não conseguem compreender qual é o papel do parlamento e acham que é indiferente. Quando há problemas na cidade, não é só culpa da prefeitura ou do governo, é também do parlamento, porque um foi eleito para executar e o outro para fiscalizar”, explicou.


Saiba mais: 

Festa do Açaí de Manicoré pode se tornar patrimônio cultural do Amazonas

Aleam aprova redução do IPVA e amplia benefícios fiscais no Estado


A pesquisa também apontou alta desconfiança quanto à independência da Câmara em relação ao Executivo, e sobre isso Guedes foi enfático:

“A Câmara sempre foi e continua sendo — às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos — o puxadinho do Executivo. Porque estar ao lado do poder é muito bom. Não é qualquer um que tem coragem de dispensar tudo o que o poder oferece. Você ser da base do prefeito dá acesso à máquina pública, a indicações e benefícios. Eu não quero isso, nunca quis, por isso não faço parte da base”, afirmou.

Sobre a pesquisa

De acordo com o Instituto Perspectiva Mercado e Opinião, a pesquisa — intitulada Avaliação Institucional da Câmara Municipal de Manaus — foi realizada entre os dias 10 e 14 de outubro de 2025, com 800 entrevistados em todas as zonas da capital amazonense. O levantamento mostrou que 68% dos manauaras avaliam negativamente o desempenho dos vereadores, enquanto apenas 9% consideram a atuação da Câmara positiva. O estudo também revelou que 74% acreditam que o Legislativo é submisso ao Executivo municipal. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Assista ao vídeo: