Análise de mandato: Principais projetos de Roberto Sabino na Câmara de Manaus focam entre fé e segurança

(Foto: reprodução/ CMM)
Roberto Sabino Rodrigues, mais conhecido como Roberto Sabino, está em seu sétimo mandato como vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), filiado ao Republicanos, tendo sido reeleito em 2024 com expressiva votação. Ele tem formação em Direito, é especialista em segurança pública e possui longa trajetória no serviço público.
Atuação parlamentar
Sabino possui um mandato de baixo volume expressivo no processo legislativo. Em 2025, ele é registrado como autor direto de 9 Projetos de Lei (PLs) e 1 Projeto de Decreto Legislativo, além de atuar como coautor em outras dezenas de matérias legislativas.
Na análise dos projetos de maior destaque apresentados ou defendidos pelo parlamentar, podem ser elencados os seguintes, por sua repercussão ou temática social relevante:
PL que institui o Dia Municipal da Cultura Evangélica;

PL que reconhece a saudação “A Paz do Senhor Jesus” como patrimônio cultural imaterial;

Saiba mais:
Atuação de Marcelo Serafim dispara em número de propostas, mas encontra entraves para aprovação
Projetos sociais e liderança partidária destacam mandato do vereador Mitoso na CMM
No âmbito das comissões da Câmara Municipal, Sabino possui participação relevante: membro e liderança na 22ª Comissão de Segurança Pública. Ele participa regularmente das reuniões dessa comissão e já foi eleito presidente da pasta em legislaturas anteriores, função que tem relação com sua formação e experiência em segurança pública.
A atuação na Comissão de Segurança Pública inclui participação em audiências públicas e debates sobre temas como revitalização urbana e estratégias de segurança na região central da cidade. A participação em outras comissões não está explicitamente detalhada na consulta, mas sua atuação legislativa indica que ele transita em várias pastas, sem ter papel principal. Além disso, o parlamentar é coautor em diversas matérias legislativas.
Projetos de Relevância
Além das proposituras de 2025, Sabino já foi autor de leis que foram sancionadas em anos anteriores, incluindo:
Lei nº 560/2023: Determina a substituição de sinais sonoros em estabelecimentos de ensino para não gerar incômodo a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Lei nº 3.251/2023: Estabelece a obrigatoriedade de publicação de informações sobre os serviços de saúde nas unidades de saúde do município.
Esses projetos aprovados se destacam por tratarem de inclusão e transparência no serviço público.
Biografia
Bacharel em Direito, investigador de Polícia, pastor na IEADAM, especialização em Segurança Pública, apresentador do programa Fala Manaus, na Rádio e TV, dentista e 32 anos de cargo público.






