
Roberto Cidade celebra trajetória de amazonenses no Judiciário nacional com entrega da Medalha Ruy Araújo
Ao conduzir uma das sessões mais simbólicas do Parlamento estadual neste ano, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), destacou o orgulho de homenagear dois amazonenses que hoje ocupam posições de destaque no Judiciário nacional. A Medalha Ruy Araújo, maior honraria da Casa, foi entregue nesta quinta-feira (28/08) ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Campbell Marques, e ao juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Lizandro Garcia Filho, também auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça.
“É um grande privilégio presidir a Assembleia neste momento histórico, em que homenageamos dois grandes homens, filhos do Amazonas, que com ética, competência e compromisso com os valores democráticos, engrandecem a Justiça do Brasil”, afirmou Roberto Cidade durante a solenidade.
A homenagem foi marcada por um tom de reconhecimento e inspiração, ao celebrar as trajetórias públicas e pessoais de Campbell e Garcia, que têm contribuído para fortalecer o sistema judiciário brasileiro — sem jamais perder o vínculo com suas raízes amazonenses.
Exemplo para as Novas Gerações
Segundo Cidade, o reconhecimento vai além das realizações profissionais. “Essa homenagem também é um reconhecimento a todos os amazonenses que acreditam que é possível vencer sem perder a essência. Que as histórias desses dois ilustres homenageados continuem inspirando nossos jovens a acreditar no estudo, no trabalho e na coragem como caminhos de superação”, destacou o parlamentar.
Gratidão e Comprometimento
Em discurso emocionado, o ministro Mauro Campbell agradeceu ao Parlamento do Amazonas e destacou a importância da comenda em sua jornada. “Essa honraria acrescenta ainda mais responsabilidade à minha trajetória. Eu, Lizandro e tantos outros amazonenses continuaremos lutando para que todo o Brasil conheça a nossa terra e respeite o povo amazonense”, declarou.
Já o juiz Lizandro Garcia enfatizou o simbolismo de receber a homenagem em sua terra natal. “É a primeira vez que recebo uma comenda do Parlamento amazonense e fico enormemente agradecido. Essa caminhada de mais de duas décadas na magistratura só foi possível pelo esforço coletivo. Rendo à minha equipe todos os números positivos que temos em nosso trabalho.”
Símbolos do Amazonas no Judiciário
A entrega da Medalha Ruy Araújo reafirma o papel da Assembleia Legislativa como promotora do reconhecimento a amazonenses que se destacam em suas áreas, contribuindo diretamente para a construção de uma Justiça mais ética, representativa e conectada com a sociedade.
Para Roberto Cidade, celebrar essas trajetórias é também reforçar a identidade do povo amazonense: “É dizer que nossos talentos podem e devem ocupar os mais altos espaços do país — com dignidade, competência e amor por suas origens.”
Veja a publicação:
