Lula minimiza críticas e exalta Carnaval no Rio: ‘Uma noite inesquecível’

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às críticas da oposição e celebrou sua participação na abertura dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, no domingo (15/02), na Marquês de Sapucaí.
Em publicação nas redes sociais, Lula classificou a noite como “inesquecível” e afirmou que o evento foi “lindo”, após a escola Acadêmicos de Niterói apresentar um samba-enredo que homenageou sua trajetória política.
A homenagem gerou reação imediata de parlamentares e partidos de oposição, que acusam propaganda eleitoral antecipada e uso irregular de recursos públicos. Antes do desfile, ações foram apresentadas à Justiça, mas o Tribunal Superior Eleitoral negou pedidos liminares por entender que não havia elementos concretos de campanha antecipada.
Após o evento, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o Partido Novo, por exemplo, afirmaram que irão recorrer novamente ao Judiciário.
Leia mais
Flávio Bolsonaro diz que vai entrar com ação no TSE contra homenagem a Lula na Sapucaí
“Ridicularizaram a igreja evangélica”, diz Damares sobre desfile na Sapucaí que homenageou Lula
No entanto, o Palácio do Planalto nega qualquer irregularidade. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social destacou que não houve impedimento judicial e os recursos repassados pela Embratur, R$ 1 milhão para cada escola do Grupo Especial, seguem critérios tradicionais, sendo destinados à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), e não diretamente às agremiações.
Outro ponto de controvérsia foi uma ala do desfile interpretada como crítica a grupos conservadores, incluindo evangélicos, o que ampliou o debate político em torno da apresentação. Aliados do governo minimizaram as críticas e avaliaram que o desfile teve forte repercussão cultural, com poucas manifestações contrárias registradas na Sapucaí.





