Ranking mostra vereadores de Manaus com menor produtividade legislativa em 2025; saiba quem são

(Foto: Banco de Imagens/CMM).
A Rede Onda Digital realizou um levantamento, com base no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde revelou quais vereadores apresentaram menos propostas legislativas, entre os meses de fevereiro a setembro de 2025.
Enquanto alguns parlamentares têm se destacado por pautar discussões relevantes e apresentar projetos de impacto, outros seguem com baixa atuação no plenário. O levantamento mostra que a produtividade legislativa na CMM em 2025 está bastante desigual, revelando vereadores mais atuantes e outros que quase não apresentam propostas próprias.
A lista traz desde parlamentares que protocolaram apenas um projeto até aqueles que vêm mantendo baixa produção de autoria própria no plenário. Veja:
1º lugar – Yomara Lins (Podemos)
A vereadora Yomara Lins aparece no topo do ranking como a menos produtiva da Casa neste ano. Até agora, apresentou apenas um Projeto de Resolução, o PR 3/2025, que cria a “Frente Parlamentar em Defesa da Família e dos Valores Cristãos – FEPACRI”.
Segundo os registros do SAPL, a parlamentar não possui nenhum projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de decreto legislativo, requerimentos ou indicações de sua autoria em 2025.
2º lugar – David Reis (Avante)
O presidente da Câmara, David Reis, que vinha de um longo período sem protocolar propostas próprias, registrou apenas dois projetos de lei este ano, de números 589 e 592. Ambos seguem em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
3º lugar – Raulzinho (MDB)
O vereador Robson Teixeira, o Raulzinho, também soma apenas dois projetos de lei em 2025:
PL 232/2025: Institui o “Dia Municipal do Meu Pet”;
PL 255/2025: Cria o “Dia Municipal da Conscientização: Nossa Rua Limpa sem Lixo”.
De acordo com o SAPL, Raulzinho não apresentou projetos complementares, decretos legislativos ou requerimentos próprios.
Saiba mais:
Proposta prevê multa de até R$ 10 mil para envolvidos em brigas de torcidas no Amazonas
4º lugar – Dione Carvalho (Agir)
Em seu segundo mandato, o vereador Dione Carvalho protocolou dois projetos de lei em 2025:
PL 331/2025: Reconhece de Utilidade Pública o Instituto Internacional Gerson Cabral do Estado do Amazonas.
PL 531/2025: Institui a Loteria Municipal de Manaus.
Além disso, apresentou o PDL 13/2025, concedendo Diploma de Cidadão de Manaus ao representante da Fundação WeLoveU, Jongguk Min.
5º lugar – Rosivaldo Cordovil (PSDB)
O tucano Rosivaldo Cordovil figura com uma produção maior, mas ainda abaixo da média dos mais ativos da Casa. Foram quatro projetos de lei e dois projetos de decreto legislativo registrados até agora, com destaque para iniciativas na área social, como o Programa de Envelhecimento Ativo e a criação do Centro Municipal de Atendimento às Mães Atípicas.
RESPOSTAS
A Rede Onda Digital entrou em contato com as assessorias de comunicação e com os vereadores, em busca de esclarecimentos diante da baixa produtividade parlamentar. Até o momento, não houve respostas mediante os questionamentos. O espaço segue em aberto.
