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Dia das Crianças deve movimentar quase R$ 10 bilhões no varejo, aponta CNC

Fecomercio prevê o melhor Dia das Crianças para o varejo amazonense em 10 anos, com volume de vendas
Dia das Crianças deve movimentar quase R$ 10 bilhões no varejo, aponta CNC

Foto: Divulgação.

Faltando dez dias para o Dia das Crianças, a expectativa é de grande movimentação no varejo. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar R$ 9,96 bilhões no varejo brasileiro.

Caso se confirme a projeção, será o maior volume de negócios para a data nos últimos dez anos (R$ 9,45 bilhões em 2015), superando também o patamar pré-pandemia (R$ 9,76 bilhões em 2019).

Dentre os eventos do calendário do varejo nacional, só o Natal, com R$ 72,8 bilhões em 2024, e o Dia das Mães, que movimentou R$ 14,5 bilhões em 2025, superam o Dia das Crianças.


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A pesquisa da Fecomércio AM realizada, no mês de agosto, pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) revela que 98% dos consumidores em Manaus pretendem presentear na data. O levantamento, realizado com 1.137 entrevistados, revela que a maioria deve deixar as compras para a última hora: 55% pretendem comprar na semana da comemoração, 21% na véspera, 15% pretendem comprar com antecedência de até duas semanas e 9% apenas no próprio dia 12 de outubro.

Os filhos e enteados aparecem como principais presenteados (52%), seguidos por sobrinhos (20%), netos (17%) e afilhados (8%). Em relação ao número de itens, 55% vão adquirir apenas um presente, mas 45% devem comprar mais de um.

Quanto aos valores, 63% dos consumidores planejam desembolsar entre R$ 81 e R$ 250, 17% planejam gastar até R$ 80,00, 13% pretendem gastar entre R$ 251,00 e R$ 400,00 e apenas 7% dos consumidores planejam gastar acima de R$ 400,00.

Os brinquedos e jogos lideram a lista de preferências (31%), seguidos de vestuário (19%), calçados (15%) e refeições especiais (5%).

As lojas físicas seguem como o destino favorito (89%), com pagamento majoritariamente à vista (49%, em dinheiro ou PIX) ou no cartão de crédito (45%). Promoções e ofertas (32%), qualidade (22%) e bom atendimento (14%) são os fatores que mais pesam na decisão de compra.