Lula diz que COP30 não terá ‘luxo’ e brinca: “Vou nem pra hotel, vou dormir num barco”

(Foto: Ricardo Stuckert)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (2/10) que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro em Belém (PA), não será “a COP do luxo”, mas sim “a COP da verdade”.
A fala ocorreu durante agenda oficial na Ilha do Marajó (PA). Em tom bem-humorado, o presidente comentou ainda que não pretende se hospedar em hotel durante o evento.
“Eu falei pra Janja, ‘vou nem pra hotel, eu vou dormir num barco’, porque enquanto os gringos estiverem dormindo, eu vou estar pescando”, disse Lula.
Veja:
Lula diz que COP30 não terá ‘luxo’ e brinca: “Vou nem pra hotel, vou dormir num barco” pic.twitter.com/leqBqRwXkr
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 2, 2025
Saiba mais:
- Lula comemora aprovação de projeto de isenção do Imposto de Renda
- Lula autoriza avanço na proposta que acaba com obrigatoriedade de autoescola para obter CNH
Em seu discurso, Lula reconheceu os desafios estruturais da capital paraense, mas destacou que a escolha da cidade foi estratégica para mostrar ao mundo a importância da Amazônia e do Pará.
“Eu sei os problemas de Belém, sei os problemas de drenagem, da pobreza. Por que nós aceitamos o desafio de fazer a COP lá? Porque é preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará”, declarou o presidente.
Lula também cobrou compromisso dos países desenvolvidos em relação ao financiamento de ações climáticas.
“Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade. E nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Quero saber se o presidente [Donald] Trump, o Xi Jinping, o [Emmanuel] Macron, estão preocupados em resolver o problema da situação climática”, ressaltou.
