Diversos parlamentares de ideologia política direita no Brasil estão convocando seus seguidores para uma manifestação em defesa do impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ser realizada no dia 16 de março. Em Manaus, o Movimento Conservador no Amazonas, confirmou à Rede Onda Digital, que a Praça do Congresso será o local escolhido para o ato.
“A Praça do Congresso é o palco escolhido para o protesto. O ato nesse local trará a memória do povo o Impeachment de Dilma em 2016 e mostrará que quando o povo realmente quer, as coisas acontecem em Brasília. Estamos esperando 30 mil manifestantes”, disse Sérgio Kruke, líder do Movimento Conservador no Amazonas.
Leia mais:
Lula comenta rejeição recorde: “Sou um cara que não se preocupa com pesquisa”
No Amazonas, o deputado federal Capitão Alberto Neto, os deputados estaduais, delegado Péricles e Débora Menezes, e os vereadores Capitão Carpê e Coronel Rosses, todos filiados ao Partido Liberal, confirmaram a participação no ato.
Na quarta-feira (29/1), o número de deputados que assinam o pedido de impeachment do presidente Lula subiu para 118 . A maioria deles é filiada ao PL de Jair Bolsonaro, mas há parlamentares de partidos da base aliada do governo, como o MDB, o União Brasil e o PSD. O pedido de afastamento conta ainda com o apoio de parlamentares do partido Cidadania, Podemos, Novo e PRD.
O argumento dos deputados é o de que o governo teria feito uma manobra de “pedalada fiscal” na reserva dos recursos do programa Pé-de-Meia, principal aposta do governo Lula na área da educação, cuja verba, na casa dos 6 bilhões de reais, foi bloqueada por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Veja convocação ao Ato: