Microcrédito digital e fluvial: Amazônia terá banco itinerante para abranger empreendedores locais

Reproducao/ CM7
Na manhã desta segunda-feira (27/10), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) participou da inauguração da nova unidade de microcrédito do Banco da Amazônia em parceria com a Pop Bank, localizada na avenida Senador Álvaro Maia, 621, área central da capital amazonense, e destacou a importância do microcrédito como instrumento de incentivo à economia regional e de fortalecimento do empreendedorismo na Amazônia.
“O Basa, muito em breve, estará dando um passo muito importante, porque terá uma metodologia de banco moderno no interior do estado. O que é um banco moderno? É aquele que vai até onde o cliente está, que não depende necessariamente de um ponto fixo, ele vai ter vários pontos mòveis no interior do Estado do Amazonas”, afirmou o senador à imprensa antes da cerimônia.
Braga explicou que o banco adotará unidades móveis — vans e barcos — para levar o crédito a comunidades rurais e ribeirinhas, além de ampliar o uso de ferramentas digitais.
“Nós estamos na era digital, em que não dependemos mais tanto do contato físico. É sempre bom o olho no olho, no fio do bigode, como diz o caboco do interior, mas agora podemos complementar isso com os meios digitais, e isso vai agilizar muito o acesso ao crédito”, disse.
Segundo o senador, o Banco da Amazônia, sob a gestão do presidente Luiz Lessa, recebeu do governo federal a missão de retomar o microcrédito individual e para pequenas empresas na região.
Saiba mais:
Amazonas pode ter o ‘Dia Estadual da Professora e do Professor de Língua Indígena’
Aleam aprova PL que impede diferenciação no atendimento entre pacientes de convênios e particulares
Luiz Lessa, que também falou com a imprensa, lembrou que esta é quarta agência de microcrédito inaugurada em Manaus, e que novas unidades serão abertas em cidades como Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Tefé, reforçando a interiorização das ações do Basa.
“Mais do que o ponto físico, o crédito tem que chegar onde precisa. A gente conhece toda a dinâmica e a logística aqui da região, então vamos ter as unidades móveis das vans, que vão fazer aqui a cobertura rodoviária, mas precisamos dos barcos também para a cobertura fluvial”, pontuou.
A abertura da unidade faz parte da estratégia de expansão do Banco da Amazônia para ampliar o acesso ao microcrédito e fortalecer o empreendedorismo urbano em Manaus, beneficiando pequenos empreendedores com oportunidades de financiamento para expandir ou recuperar seus negócios.






