Na manhã desta sexta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, milhares de pessoas foram às ruas em várias capitais do Brasil protestar contra a escala 6×1 — com seis dias de trabalho e um de folga. O tema virou assunto de discussão graças à criação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que deverá ser debatida pelo Congresso.
Foram observadas manifestações em Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).
Em São Paulo, centenas de manifestantes se reúnem na avenida Paulista em ato organizado pelo movimento VAT (Vida Além do Trabalho).
Leia mais:
Ministro de Lula diz que PEC 6×1 ainda não foi discutida no núcleo do governo federal
Deputados Amom, Fausto, Sidney e Átila também assinam PEC pelo fim da escala 6×1
Veja abaixo vídeo da manifestação em Manaus:
📌Manifestação contra escala 6×1 na Av. Autaz Mirim, em Manaus pic.twitter.com/ZNnhkyYREi
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 15, 2024
A extinção da escala 6×1 ganhou força nas redes sociais na última semana. O movimento foi idealizado por Rick Azevedo, vereador eleito pelo PSOL no Rio, que criou uma petição online com mais de 2,9 milhões de assinaturas contra a atual escala de trabalho.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) aderiu a proposta e apresentou uma PEC em maio deste ano. O projeto engatinhava para receber apoio e alcançou as assinaturas necessárias nesta semana.
O texto agora precisará ser enviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, hoje presidida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), responsável por decidir os projetos que entram na pauta em cada sessão do colegiado.
Com informações de Metrópoles e UOL.