As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula diz que “pintou uma indústria petroquímica” com Trump durante conversa

A conversa ocorreu no Rio de Janeiro, durante um evento de comemoração do dia dos professores nesta quarta-feira
15/10/25 às 18:09h
Lula diz que “pintou uma indústria petroquímica” com Trump durante conversa

(Foto: reprodução)

Após a confirmação da reunião entre os governos do Brasil e Estados Unidos para tratar do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, o presidente Lula (PT), deu detalhes sobre a conversa que teve com o líder republicano.

A conversa ocorreu no Rio de Janeiro, durante um evento de comemoração do dia dos professores nesta quarta-feira (15/10). Pegando gancho na fala de Trump, Lula disse, em tom de humor, que durante a conversa “pintou uma indústria petroquímica” entre ambos.

“Eu comecei a falar o que eu deveria falar. Aí, não pintou química [com Trump], pintou uma indústria petroquímica. Amanhã vamos ter uma conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a relação humana é química”, declarou Lula.

O encontro será realizado em Washington, entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Vieira chegou à capital dos EUA na última segunda-feira (13).


Leia mais

Em evento com Motta, Lula diz que Congresso nunca teve “tão baixo nível”

ChatGPT vai liberar conversas e conteúdos eróticos para usuários a partir de dezembro


Lula continuou falando sobre a conversa. “Ele me ligou e eu disse: ‘Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 anos dia 14 de junho, porque eu tinha pesquisado. Significa que sou oito meses mais velho que você. Então, vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia”, afirmou Lula.

Segundo o presidente Lula, a primeira interação entre os dois ocorreu na ONU e durou “29 segundos”. “Eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe?”, afirmou.

Antes da confirmação oficial, o blog de Valdo Cruz, da GloboNews, já havia antecipado a possibilidade da reunião. De acordo com apuração da emissora, Trump manifestou interesse em discutir, entre outros temas, a possibilidade de criação de uma moeda comum entre os países do Brics, em substituição parcial ao dólar nas transações entre os integrantes do bloco.

Durante o evento no Rio, o governo também anunciou a abertura do sistema para solicitação da Carteira Nacional do Docente (CNDB), iniciativa voltada à valorização dos profissionais da educação.

*Com informações do G1.