Em evento com Motta, Lula diz que Congresso nunca teve “tão baixo nível”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e o presidente Lula em evento de lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). (Foto: reprodução/ Estadão)
O presidente Lula (PT) criticou o Congresso Nacional e disse que a atual composição é de “baixo nível”. Além disso, ele pediu que os eleitores tenham mais responsabilidade na escolha dos seus representantes na eleição do ano que vem.
A declaração ocorreu, nesta quarta (15/10), durante evento de comemoração ao Dia do Professor no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Lula disse:
“Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”.
Motta não esboçou reação à fala do presidente. Veja abaixo:
Leia mais:
“Sem anistia”: ao lado de Lula, Hugo Motta é vaiado em evento do Dia do Professor
Lula confirma reunião entre Brasil e EUA nesta quinta-feira (16)
Lula também disse que a composição do parlamento é “resultado da consciência política” da população e que é necessário votar em quem demonstra “compromisso”. Ele completou:
“A gente não coloca raposa para tomar conta de galinheiro. A raposa vai comer a galinha. Essas coisas que nós temos de levar em conta quando a gente analisa a nossa situação”.
A fala de Lula acontece após recente derrota do governo. Na semana passada, a oposição conseguiu derrubar uma MP (medida provisória) que deixaria o governo arrecadar mais R$ 17 bilhões em 2026. O governo não teve votos suficientes para manter a análise do texto que taxaria rendimentos de aplicações financeiras e apostas esportivas. Ela caducou, sem ser votada. Essa foi a fala mais contundente do presidente sobre a atual legislatura, e dita diretamente a um presidente de uma das Casas.
O evento contou também com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Antes da fala de Lula, Motta chegou a ser vaiado pelos presentes. Lula ficou ao seu lado e no fim do discurso do deputado, os dois se abraçaram.
* Com informações de Metrópoles e UOL
