As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lula assina decreto que regulamenta TV 3.0; tecnologia que melhora qualidade de imagem e som para TV aberta

Lula assina decreto que regulamenta TV 3.0; tecnologia que melhora qualidade de imagem e som para TV aberta

Com o decreto assinado, as emissoras brasileiras já podem dar início ao processo de implantação

O presidente Lula (PT) oficializou, nesta quarta-feira (27/8 ), a regulamentação da TV 3.0, também chamada de DTV+. A nova geração da televisão aberta promete transformar a experiência do telespectador com imagens em 4K e 8K, som imersivo e recursos interativos inéditos, aproximando o formato tradicional ao universo dos serviços de streaming.

Com o decreto assinado, as emissoras brasileiras já podem dar início ao processo de implantação. O governo prevê que as primeiras transmissões comecem no primeiro semestre de 2026, em grandes capitais, e que a cobertura total leve cerca de 15 anos para alcançar todo o país.

De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a transição será gradual. A TV digital atual continuará funcionando paralelamente à nova tecnologia por mais de uma década. “Será uma migração escalonada, começando pelas capitais e se expandindo de forma progressiva”, explicou.

Representantes do setor celebraram a novidade como um marco para a TV aberta. Raymundo Barros, presidente do Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), destacou o salto de qualidade gratuito para os telespectadores: “A TV aberta reafirma seu papel como motor da transformação social”.

Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, ressaltou que a novidade fortalece a relevância da TV aberta: “É a convergência entre a radiodifusão e os meios digitais, trazendo mais personalização, interatividade e qualidade de conteúdo”. Renata Abravanel, presidente do Grupo Silvio Santos, reforçou o aspecto de proximidade com o público: “O telespectador poderá participar, votar e interagir como nunca antes. É um avanço histórico para o setor”.


Leia mais

Rede Onda Digital amplia sua atuação em Inteligência Artificial na imersão “Viver de IA”, em Florianópolis

“Chiquinha do Chaves” publica vídeo falando sobre seu estado de saúde


Além da melhora técnica, a TV 3.0 abre espaço para novas oportunidades de negócio. Para Marcus Vinícius Vieira, CEO do Grupo Record, a tecnologia unirá “dois mundos que sempre foram um sonho: mais recursos para o público e novas possibilidades para o mercado”.

O presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo, também enfatizou a importância social: “Nada alcança mais brasileiros que a TV aberta. Agora, ela trará recursos de interação, alertas de emergência e até funcionalidades que antes só estavam disponíveis no computador”.

Outro destaque é a possibilidade de acesso gratuito em celulares, sem uso de dados móveis, como explicou Márcio Novaes, presidente da Abratel. Já Flavio Lara Resende, da Abert, reforçou a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso da população de baixa renda aos receptores da nova tecnologia.

Entre os diferenciais da TV 3.0, estão aplicativos próprios nos televisores, publicidade personalizada, e até a possibilidade de escolher câmeras em reality shows ou escutar apenas a torcida do próprio time em transmissões esportivas. O sistema também permitirá receber informações de trânsito, previsão do tempo e serviços locais diretamente pelo sinal aberto.

No início, os usuários precisarão de um conversor (“caixinha”) para acessar os recursos. A expectativa, no entanto, é que em poucos anos os aparelhos já saiam de fábrica com a tecnologia integrada.

*Com informações do G1.