O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. A declaração ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/03) em Tóquio, no horário local, e na noite de quarta-feira (26/03) no Brasil, em resposta a uma pergunta de um jornalista.
Lula afirmou que considera evidente a tentativa de golpe por parte de Bolsonaro e foi além ao dizer que o ex-presidente também teria contribuído para um plano contra sua vida.
“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato”, declarou.
O presidente também criticou pedidos de anistia feitos antes do julgamento, argumentando que isso seria um reconhecimento de culpa.
“Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia, ele está dizendo que foi culpado”, afirmou.
Julgamento e Investigação
Lula evitou antecipar qualquer desfecho sobre o processo, mas destacou que a decisão do STF tem como base meses de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público. Lula tornou a falar que espera que Bolsonaro tenha um julgamento justo, coisa que o atual presidente acredita que não teve.
Leia mais
“Não tem nenhum corrupto da Lava-Jato preso”: Nikolas Ferreira critica decisão do STF
Bolsonaro vira réu pelo STF: quais serão as próximas etapas do processo?
“Eu, inclusive, quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive”, disse.
Para Lula, o caso vai além da figura de Bolsonaro, sendo um julgamento sobre a tentativa de ruptura democrática.
“Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado”, enfatizou.
Antes da declaração sobre Bolsonaro, Lula destacou os objetivos da viagem ao Japão, incluindo a retomada de investimentos japoneses na economia brasileira e o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
“Nós precisamos retomar uma relação comercial forte com o Japão”, afirmou.
Ele também ressaltou a qualidade da carne brasileira, um dos principais produtos de exportação do país para o mercado asiático.