As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lei sancionada cria “Memorial aos Ex-governadores do Amazonas”

A lei prevê espaço cultural e educativo com acervo histórico sobre a atuação dos ex-chefes do Executivo estadual
13/01/26 às 13:52h
Lei sancionada cria “Memorial aos Ex-governadores do Amazonas”

Foto: Divulgação.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), sancionou a Lei nº 8.079, de 7 de janeiro de 2026, que institui a criação do Memorial aos Ex-Governadores do Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem como objetivo preservar a memória e divulgar a trajetória dos governadores que contribuíram para o desenvolvimento do Amazonas.

De acordo com o texto da lei, o memorial será integrado ao Plano Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Amazonas e contará com a promoção e o apoio de órgãos governamentais e instituições culturais. O espaço deverá reunir documentos, objetos históricos, fotografias, vídeos e outros itens que retratem a atuação e o legado dos ex-governadores.


Saiba mais: 

“Quem trabalha recebe críticas e quem não trabalha recebe likes”, diz David Almeida

Amazonas cria diretrizes para frear fake news e combater a desinformação


A proposta também estabelece que o memorial funcione como um ambiente voltado a atividades educativas e culturais. Entre os objetivos estão permitir que futuras gerações compreendam o papel das lideranças políticas na construção do estado, promover o sentimento de pertencimento e cidadania, preservar o patrimônio histórico e fortalecer a identidade cultural amazonense.

Além disso, o local poderá sediar exposições, eventos educativos e ações culturais relacionadas à história política e administrativa do Amazonas. A lei já está em vigor desde a data de sua publicação.

Projeto de lei

Em dezembro do ano passado, a proposta, de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), foi aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), seguindo para a sanção governamental.

Na justificativa, Adjuto Afonso afirma que o memorial contribuirá para manter viva a história de líderes que ajudaram a moldar o Amazonas.

“É uma forma de assegurar que o legado desses gestores continue acessível às futuras gerações”, diz o parlamentar no texto.