Manaus terá novas escolas de alvenaria climatizadas na zona rural até março, anuncia David Almeida

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, anunciaram nesta sexta-feira (31/10) novas metas e avanços da rede municipal de ensino, com foco na valorização dos servidores, melhoria da infraestrutura escolar e desempenho educacional da capital. A declaração aconteceu durante coletiva de imprensa, realizada na entrega do Parque Cidade da Criança revitalizado, localizado na rua Castro Alves, nº 100, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital amazonense
Durante o evento, David Almeida destacou o esforço da Prefeitura para eliminar as escolas de madeira na zona rural e garantir condições adequadas a alunos e professores.
“Só a Semed Manaus tem 511 escolas e mais de 250 mil alunos. Temos que oferecer café, almoço, janta, transporte escolar, material didático, estrutura pedagógica e boas condições de trabalho. Já reformamos, construímos e ampliamos quase 380 escolas. Das 85 escolas da zona rural, 32 eram de madeira, agora restam apenas 11, e todas serão substituídas por escolas de alvenaria, climatizadas, com cozinha e salas modernas”, afirmou o prefeito.
David também ressaltou o impacto do Passe Livre Estudantil e das progressões salariais concedidas aos servidores da educação.
“A cidade de Manaus alcançou, em 2023, a maior nota entre as capitais brasileiras no ensino básico, subindo do 13º para o 5º lugar. Estamos em plena avaliação do Saeb 2025 e já superamos as notas anteriores. Vamos encerrar o ano com a maior progressão funcional da história da educação de Manaus e nossa meta é zerar todas as pendências dos servidores”, garantiu.
Saiba mais:
Manaus amplia rede de acolhimento a pessoas em situação de rua com três novos centros inaugurados
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, reforçou o compromisso da gestão em entregar ambientes escolares mais confortáveis e estimulantes, tanto para os estudantes quanto para os profissionais da rede.
“O prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Júnior nos desafiaram a melhorar esses ambientes. É bom para o estudante e para o professor, melhora a qualidade de vida no trabalho. Hoje temos ainda 14 escolas de madeira e acreditamos que até março vamos inaugurar as novas unidades de alvenaria na zona rural, zerando mais essa demanda histórica”, disse.
Segundo o secretário, Manaus possui mais de 500 escolas e vem avançando de forma consistente nos indicadores de qualidade.
“Manaus foi a capital que mais cresceu no último Ideb. Com o trabalho que estamos realizando este ano, acredito que vamos superar a nossa maior nota no próximo Saeb. É o resultado de uma gestão que foca em qualidade e resultados”, completou Júnior Mar.







