Manaus amplia rede de acolhimento a pessoas em situação de rua com três novos centros inaugurados

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Saullo Vianna, inaugurou nesta quinta-feira (30/10), ao lado do prefeito David Almeida (Avante), três novos equipamentos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de rua: o Centro Pop, a Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa e o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS), localizados no centro histórico de Manaus.
“Hoje é um dia de entrega e resultado. O momento de mostrar o quanto a assistência social avançou em estrutura física e no acolhimento, aqui no Centro onde, segundo nosso levantamento, temos a maior concentração de pessoas em situação de rua de Manaus”, afirmou Saullo Vianna.
O secretário destacou que a unificação das estruturas do antigo Centro Pop e da Casa de Passagem possibilitou ampliar o número de atendimentos. O novo Centro Pop, que antes recebia 70 pessoas, agora tem capacidade para 100 atendimentos diários, oferecendo acolhimento humanizado, alimentação, espaço de higiene e acompanhamento técnico multiprofissional.

A Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa, que abrigava 40 pessoas, também dobrou a capacidade e agora atende 80 usuários por dia em um prédio de 745 metros quadrados, destinado a homens, mulheres e famílias. O espaço oferece refeições diárias, lavanderia, banho, atendimento psicossocial e atividades sociais.
Saiba mais:
Projeto de lei cria política de capacitação em IA para professores da rede municipal
Prefeito diz que distribuição de sopas podem “incentivar permanência nas ruas”
Já o CADS, criado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o Sine Manaus e a Semtepi, vai concentrar serviços de saúde, educação, capacitação e empregabilidade, facilitando o acesso dos usuários à rede de proteção social.
Saullo Vianna ressaltou que Manaus vive um novo tempo na política de assistência social, com ações que integram o programa Manaus Acolhe, responsável por realizar mais de 2 mil atendimentos a pessoas em situação de rua somente na região central da capital.
“Fazendo justiça aos nossos parceiros nesta empreitada, não poderia deixar de mencionar o apoio do senador Eduardo Braga que, com recursos de R$ 800 mil de suas emendas parlamentares, nos forneceu o mobiliário destes três novos equipamentos que entregamos hoje à população de Manaus”, completou o secretário.
David Almeida mostrou, por meio das redes sociais, o momento em que inaugurou os três equipamentos, e afirmou que a inciativa colocou Manaus no avanço em assistência social, destacando a dignidade de pessoas que vivem em vulnerabilidade garantindo o acolhimento, e principalmente, as oportunidades de recomeço.
Veja o post







