O empresário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (12/02) que o chamado “deep state” do governo norte-americano teria financiado a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
A declaração foi feita em uma publicação no X, plataforma de sua propriedade. Musk sugeriu que agentes do governo dos EUA teriam interferido no processo eleitoral brasileiro, sem, no entanto, apresentar qualquer prova para sustentar a alegação. O termo “deep state” é comumente usado em teorias da conspiração para se referir a supostos grupos secretos dentro do governo que operam sem supervisão oficial e influenciam políticas nacionais e internacionais.
A declaração de Musk foi uma resposta a um post do senador republicano Mike Lee, que havia se encontrado com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em Washington D.C. Lee compartilhou uma publicação do perfil @laderechadiario, que divulga conteúdos de direita e está banido no Brasil.

Saiba mais:
- Fortuna de Elon Musk encolhe R$ 519 bilhões em 2 meses: Saiba o porquê
- Pesquisa Atlas/Intel: Lula segue com alta rejeição, mas venceria eleição em 2026
Na época das eleições de 2022, o governo dos EUA era liderado pelo então presidente Joe Biden, do Partido Democrata, que antecedeu a atual gestão republicana. Desde que assumiu o cargo no governo de Donald Trump, Musk tem promovido cortes em setores estratégicos, como a educação, e ameaçado encerrar as atividades da USAID (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional), que chamou de “ninho de vermes” e “organização criminosa”.

Eduardo Bolsonaro visita EUA
A fala de Musk ocorre em meio a uma visita de Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos, onde tem se reunido com congressistas aliados para tratar de temas como liberdade de expressão e censura. Eduardo mencionou que o Brasil está “ganhando destaque” entre políticos norte-americanos e indicou que uma comitiva pode vir ao país para investigar denúncias sobre o tema.
Entre os encontros de Eduardo, destaca-se a reunião com a deputada republicana Maria Elvira Salazar. Durante uma audiência, a parlamentar exibiu uma foto do ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando a narrativa de supostas restrições à liberdade de expressão no Brasil.

Quem é Elon Musk?
Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla, tem um histórico de declarações polêmicas em relação a governos e políticas globais. O bilionário sul-africano naturalizado norte-americano construiu sua carreira no setor de tecnologia.
Pai de 12 filhos, Musk é conhecido por dar nomes criativos, como X Æ A-Xii. Apesar de ter sido criado em um ambiente cristão, não se identifica como religioso, preferindo uma visão científica do mundo. Ele é formado em Economia e Física na Universidade da Pensilvânia e abandonou um doutorado em Stanford para se dedicar ao empreendedorismo.
A carreira de Musk começou com a venda da Zip2 e a criação do PayPal, expandindo-se com a fundação da SpaceX e a liderança da Tesla, em que atua como CEO desde 2008. Ele se define como um “otimista tecnológico”, acreditando que a tecnologia pode resolver problemas globais e defendendo a colonização de Marte.