As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Manaus pode ter o “Dia do Professor de Jiu-Jitsu” em homenagem a mestres da arte marcial

Proposta do vereador Allan Campelo (Podemos) está em tramitação na Câmara Municipal e prevê celebração anual em 24 de maio
13/10/25 às 08:35h
Manaus pode ter o “Dia do Professor de Jiu-Jitsu” em homenagem a mestres da arte marcial

(Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) analisa um projeto de lei que propõe a criação do “Dia do Professor de Jiu-Jitsu”, com comemoração anual em 24 de maio. Caso aprovado, a data será parte do Calendário Oficial de Eventos de Manaus e terá como foco a valorização dos professores dessa arte marcial.

O vereador Allan Campelo (Podemos), autor da proposta, explica que a escolha do dia 24 de maio faz referência à data de falecimento de Roberval Mascarenhas, conhecido como mestre Ajuricaba e considerado um dos principais nomes do Jiu-Jitsu em Manaus.

“Roberval Mascarenhas mais conhecido como mestre Ajuricaba, faleceu, deixando um legado de grande inspiração aos seus alunos e mestres. Com mais de trinta anos dedicados ao esporte, revelando diversos nomes no cenário amazonense e brasileiro tratando todos com harmonia, humildade e respeito”, justificou o vereador.

O texto prevê que o Poder Executivo Municipal, por meio da Fundação Manaus Esporte ou outro órgão competente, poderá promover eventos, seminários, workshops e atividades esportivas alusivas à data.

O projeto incentiva a parceria com academias, federações e associações de Jiu-Jitsu, bem como a divulgação oficial da homenagem em canais institucionais.


Saiba mais: 

Michelle Bolsonaro faz alerta: “Muitas mentiras ainda vão aparecer”

Inscrições para concurso da Aleam encerram nesta segunda (13)


Segundo a proposta, os custos da implementação deverão ser cobertos por dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário. De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara.

*com informações da Câmara Municipal de Manaus