Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Deputados de oposição querem que governo Lula reconheça Hamas como “grupo terrorista”

Deputados de oposição querem que governo Lula reconheça Hamas como “grupo terrorista”

Um grupo de 61 deputados federais produziu e assinou um documento querendo que o Ministério das Relações Exteriores classifique o Hamas como “organização terrorista”. O documento foi encaminhado à Mesa Diretora da casa.

O objetivo é que a Câmara formalize um pedido para o Itamaraty, o ministério das Relações Exteriores do país. Cabe à Mesa Diretora encaminhar ou não o documento. Se chegar ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o documento também não provoca qualquer tipo de obrigação.

Parte do texto diz:

“A declaração oficial do Hamas como organização terrorista é de extrema importância para que o governo brasileiro possa tomar medidas firmes contra a organização”.


Leia mais:

Itamaraty diz que cabe à ONU definir se o Hamas é um grupo terrorista

“Eles devem ser cuspidos da comunidade das nações”, diz Netanyahu sobre o grupo Hamas


O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) lidera o pedido. A maioria dos signatários, 42, é do PL e dois são ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) – Eduardo Pazuello (RJ) e Mário Frias (SP). Carla Zambelli (SP), Gustavo Gayer (GO), Bia Kicis (DF), Nikolas Ferreira (MG) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) também assinaram a indicação.

Nesta quarta, 11, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário da África e do Oriente Médio, disse que a classificação do Hamas como “grupo terrorista” pelo Brasil será debatida no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, a entidade não usa esse termo para a organização fundamentalista islâmica. A próxima reunião do conselho ainda não tem data para acontecer.

O Hamas atacou Israel no último dia 7, matando centenas de pessoas e sequestrando outras para serem usadas como reféns. Desde então, Israel começou a retaliar e a promover um cerco à Faixa de Gaza, onde vive a população palestina. Gaza é administrada pelo Hamas.