As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Profissionais de creches terão que passar por exame psicológico periódico, propõe vereador Joelson Silva

Medida tem como objetivo avaliar a aptidão emocional e mental dos trabalhadores que lidam diretamente com crianças
Profissionais de creches terão que passar por exame psicológico periódico, propõe vereador Joelson Silva

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

De autoria do vereador Joelson Silva (Avante), um Projeto de Lei (PL), avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e propõe a determinação de que todos os profissionais que atuam em creches e instituições de educação infantil deverão se submeter a exames psicológicos periódicos. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento e aguarda inclusão na ordem do dia.

Em sua justificativa, o parlamentar cita um episódio onde dez pessoas morreram, entre crianças e funcionários de uma creche, localizada na cidade mineira de Janaúba, no ano de 2017, caso em que vigilante da instituição provocou um incêndio criminoso.

“As tragédias ocorridas em escolas durante ao longo dos anos, tanto no Brasil, como em outros países, nos mostra a importância de olhar com muita atenção para os profissionais que lidam diariamente com crianças em creches e instituições de ensino infantil. Uma solução adequada é a de que tais profissionais apresentem periodicamente à direção da creche ou instituição de ensino infantil atestado que demonstre o necessário equilíbrio psicológico para trabalhar nesses locais”, explicou o vereador.

De acordo com a proposta, os exames deverão ser realizados por profissionais registrados no Conselho Regional de Psicologia, com validade de até três anos. Após esse período, será necessária a renovação do laudo.


Saiba mais: 

Vereador de Manaus lança ‘Reclame Aqui’ para registrar problemas de bairros

Proposta na CMM prevê abril como o mês da pipa segura em Manaus para reduzir acidentes com cerol


A obrigatoriedade também se aplica a quem pretende ingressar na área, sendo exigida a avaliação psicológica antes mesmo do início das atividades.

O descumprimento da lei poderá resultar em penalidades que vão desde advertências e multas até a suspensão das atividades da instituição em casos mais graves.