As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Proposta na CMM prevê abril como o mês da pipa segura em Manaus para reduzir acidentes com cerol

Iniciativa do vereador Marcelo Serafim reforça que a segurança deve caminhar junto com o lazer, garantindo que a tradicional brincadeira de forma responsável e sem riscos
Proposta na CMM prevê abril como o mês da pipa segura em Manaus para reduzir acidentes com cerol

(Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)

O mês de abril pode, em breve, se tornar o período oficial de conscientização sobre a brincadeira de pipa e o uso da antena corta cerol na capital amazonense. O Projeto de Lei (PL), que propõe isso, avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A proposta é de autoria do vereador Marcelo Serafim (PSB) e busca prevenir acidentes e promover a prática segura da atividade, muito comum entre crianças, jovens e adultos.

“O seu foco principal é fornecer informações e orientações acerca da importância de utilizar antenas corta-cerol na cidade de Manaus. Além disso, busca conscientizar os entusiastas de pipas sobre a necessidade de realizar essa atividade em locais apropriados, devidamente sinalizados e com estrito respeito às regulamentações de segurança”, explicou o autor da proposta.

Conforme a proposta, durante todo o mês de abril serão realizadas campanhas educativas em parceria com o poder público, associações de pipeiros e motociclistas. As ações incluirão palestras, eventos e atividades de conscientização sobre a importância do uso das antenas corta cerol, além de debates com a comunidade para discutir alternativas seguras.

Outro ponto do texto prevê que as associações de pipeiros, em conjunto com as de motociclistas, irão viabilizar a aquisição de antenas corta cerol, que serão distribuídas gratuitamente. A iniciativa contará com recursos de emendas parlamentares, doações de empresas e cidadãos, além de parcerias público-privadas.

O PL também determina a criação dos chamados “pipódromos” — áreas específicas destinadas à prática da brincadeira de pipa em Manaus. Esses espaços deverão contar com placas informativas, redes de proteção, cabos de aço e outras medidas para evitar acidentes. A manutenção ficará sob responsabilidade da prefeitura em parceria com pipeiros e motociclistas.


Saiba mais: 

Análise de Mandato: Daniel Almeida sugere leitura de trechos bíblicos nas escolas amazonenses

Deputado Kim Kataguiri propõe fim de pensão para vínculos socioafetivos no Brasil


Conforme o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta está na divisão de Apoio ao Plenário, aguardando a inclusão na ordem do dia. O texto recebeu parecer favorável da Comissão de Esportes.

Pipa é patrimônio cultural e histórico de Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou em 2019, o Projeto de Lei (PL) Nº 226/2018, de autoria do Prof. Samuel, que institui a pipa, também conhecida como papagaio em algumas regiões, como patrimônio histórico, cultural e imaterial da Cidade de Manaus.

A proposta foi aprovada em plenário e enviada para a sanção do prefeito.