Projeto de lei cria política de capacitação em IA para professores da rede municipal

Fernando Giannini/ Reproducao.
Está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o projeto de lei do vereador Jander Lobato (PSD) que institui a Política Estratégica de Capacitação em Inteligência Artificial (IA) da rede municipal de ensino. A proposta tem como objetivo preparar professores da educação básica para utilizar ferramentas de IA como apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), o texto está na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), aguardando reunião da Comissão.
De acordo com o texto, a inteligência artificial é definida como um sistema baseado em processos computacionais capazes de analisar dados, aprender e tomar decisões com base em métodos de aprendizado de máquina e Big Data.
Entre os principais objetivos da política estão:
- oferecer formação continuada em IA para professores;
- estudar a viabilidade de integrar a tecnologia ao currículo escolar;
- promover o conhecimento sobre os princípios e aplicações da IA;
- capacitar docentes para o uso prático dessas ferramentas em sala de aula.
Saiba mais:
Prefeito diz que distribuição de sopas podem “incentivar permanência nas ruas”
Wilson Lima monitora desdobramentos da megaoperação no Rio e avalia impacto no AM
Em sua justificativa, o vereador a iniciativa é uma medida estratégica que visa não apenas o aprimoramento das práticas pedagógicas, mas também a preparação dos alunos para um mundo cada vez mais digital e automatizado.
“Além disso, essa política pode fomentar a inclusão digital, reduzir desigualdades educacionais e permitir a inovação no ensino. Ao investir na formação de professores, as administrações municipais estarão promovendo um ciclo virtuoso que beneficia a educação como um todo e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para os desafios da era digital”, explicou o parlamentar.
O projeto também estabelece diretrizes para incentivar a pesquisa científica, o desenvolvimento de soluções acessíveis e inclusivas e a criação de parcerias voltadas ao surgimento de novas tecnologias.
A proposta prevê ainda que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) será responsável por definir critérios de seleção dos participantes, cronogramas e normas de execução do programa.
Propostas sobre IA nas escolas municipais na CMM
Estão em tramitação na Casa Legislativa, outros dois projetos de lei que seguem o foco parecido com o apresentado por Jander Lobato, que envolvem a rede pública municipal.
PL 557/2025 – Projeto de Lei Etiqueta Individual
ALTERA o art. 1º da Lei nº 2195 de 29 de dezembro de 2016, para inserir “uso consciente e responsável da inteligência artificial” como tema transversal a ser ministrado nas escolas da rede pública municipal do município de Manaus.
Autor: THAYSA LIPPY (PRD)
Localização Atual: Divisão de Apoio ao Plenário – DIAP
Status: Para deliberação em Plenário
PL 127/2025 – Projeto de Lei Etiqueta Individual
Dispõe sobre a implantação da Inteligência Artificial (IA) nas escolas municipais de Manaus para fins educacionais e administrativos.
Autor: DIEGO AFONSO (UB)
Localização Atual: CCJR – 02ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Status: Elaboração de parecer do relator







