Wilson Lima monitora desdobramentos da megaoperação no Rio e avalia impacto no AM

Rede Onda Digital
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), afirmou nesta quinta-feira (30/10), durante coletiva de imprensa, que o Estado acompanha de perto os desdobramentos da operação policial no Rio de Janeiro, e está em contato direto com o setor de inteligência fluminense para avaliar possíveis reflexos da ação no território amazonense.
Na terça (28), a megaoperação resultou em mais de 1oo mortes nos complexos do Alemão e da Penha, zona Norte da capital carioca.
“Nós não temos números ainda oficiais porque há um trabalho de identificação desses corpos no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, mas estamos em contato direto com o setor de inteligência do Rio e avaliando as consequências que isso possa ter para o Amazonas”, declarou o governador.
Wilson Lima destacou que o Amazonas mantém cooperação com o governo do Rio de Janeiro, lembrando que já foram realizadas duas operações conjuntas para o cumprimento de mandados de prisão de traficantes. Ele ressaltou ainda o trabalho rigoroso das forças de segurança do Estado no combate ao tráfico de drogas nos rios amazônicos, especialmente na rota do Solimões, considerada uma das mais visadas internacionalmente.
“Temos 4 mil quilômetros de fronteira com Colômbia e Peru, os dois maiores produtores de drogas. Isso torna o Amazonas uma rota de interesse internacional, exigindo atenção redobrada”, afirmou.
Saiba mais:
Uso de câmeras corporais na PM caberá às forças de segurança, assegura governador do Amazonas
David Almeida anuncia novo concurso da Guarda Municipal com 590 vagas em 2026
O governador enfatizou que o enfrentamento ao crime organizado deve ser resultado de uma ação integrada entre os entes federados, governo federal, estadual e municipal, e com apoio da população.
Lima também lembrou que, em 2024, o Estado registrou recorde de apreensão de drogas, totalizando 43 toneladas, e que o governo segue reforçando o monitoramento das forças de segurança.
“Ontem, acompanhando toda essa situação, me reuni no CICC com o secretário de Segurança e os comandantes de todas as forças para reforçar a segurança, principalmente no retorno das pessoas para casa, e evitar qualquer manifestação de grupos criminosos. Esse trabalho de inteligência é fundamental para manter a tranquilidade da nossa população”, concluiu.
Veja a declaração do governador do Amazonas:






