
Alberto Neto nega relação com o governador Wilson Lima: “Não temos nenhuma conversa”

Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, na tarde desta segunda-feira (11/07), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) negou qualquer tipo de articulação ou proximidade com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), que é cotado como possível adversário na disputa por uma vaga ao Senado em 2026.
Segundo o parlamentar, não existe diálogo direto com o governador, e todas as tratativas políticas envolvendo o Executivo estadual e o Partido Liberal são conduzidas por Alfredo Nascimento, presidente da sigla no Amazonas.
“Não, nós não temos nenhuma conversa. Questão partidária, o presidente Alfredo Nascimento está tratando sobre isso”, afirmou Alberto Neto.
Nos bastidores, Alberto Neto e Wilson Lima já estiveram em lados opostos em disputas eleitorais anteriores e, embora existam rumores de reaproximação entre Wilson e o PL por meio de Alfredo Nascimento, o deputado mantém sua postura de independência política e mira em um cargo de maior visibilidade em 2026.
O parlamentar também comentou sobre sua estratégia para o próximo pleito:
“O que eu posso fazer são relações para me fortalecer com políticos de outros partidos — prefeitos, inclusive de oposição —, para fortalecer a nossa candidatura, porque vence quem tem mais votos. Então eu não posso me preocupar com A, com B ou com C. Eu tenho que fortalecer o meu nome e a minha influência para que, nas eleições de 2026, a gente possa se sagrar vencedor e representar com muita honra o Senado Federal e o Estado do Amazonas”, declarou o capitão.
Leia mais:
Na Câmara, Alberto Neto protesta com esparadrapo na boca e cobra Hugo Motta: “Paute já a anistia”
Tensões e bastidores da política amazonense
A relação entre Wilson Lima e o Partido Liberal tem sido marcada por altos e baixos. Enquanto Alfredo Nascimento vem adotando uma postura mais cordial com o governo estadual — inclusive tendo aliados nomeados em secretarias —, Alberto Neto mantém distanciamento político.
Em 2024, o governador teria tentado convencer Alberto a abrir mão da pré-candidatura à prefeitura de Manaus para compor como vice na chapa de Roberto Cidade (União Brasil), mas o deputado resistiu, mantendo seu nome na disputa. A tentativa de interferência teria sido mediada até por uma conversa entre Wilson Lima e Jair Bolsonaro, segundo informações de bastidores.
Já Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, vem sendo visto como peça-chave nas possíveis alianças para 2026, especialmente com a possível reeleição de Wilson Lima fora de questão, e com o senador Omar Aziz (PSD) ganhando apoio do PT.
Neste cenário, Alberto Neto busca se fortalecer individualmente, mirando a vaga ao Senado, sem depender de apoios institucionais do governo estadual.