Em 3º lugar nas pesquisas eleitorais à disputa da Prefeitura de Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), de 41 anos, analisou, nesta quinta-feira (25/04), seus concorrentes diretos para as eleições municipais: o prefeito David Almeida (Avante) e o colega de Câmara, o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM). O parlamentar da direita concedeu uma entrevista exclusiva para o programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital.
Para Alberto Neto, o atual chefe do Poder Executivo Municipal não tem índice de aprovação suficiente da população para engatar um segundo mandato. Ele classifica a gestão de David Almeida como “desastrosa” e “pífia”, apesar de o prefeito revezar com Amom Mandel na liderança das intenções de voto do eleitorado nos levantamentos dos institutos de pesquisa.
“Se você analisar, imagina, nós temos o atual prefeito [David Almeida], que já é pré-candidato natural à reeleição. Então, ele já está em campanha há quatro anos [desde o início do mandato] fazendo o trabalho dele na sua gestão. Inclusive, com um índice muito baixo [de aprovação]. Para você que está querendo reeleição, estar em 2º lugar em algumas pesquisas mostra que a aprovação da sua gestão é muito ruim. Fica muito claro para a população de Manaus que a gente precisa mudar essa gestão”, afirmou o deputado federal do PL.
Capitão Alberto Neto também citou a falta de investimentos na engenharia de trânsito e saneamento básico de Manaus como alguns dos pontos negativos do mandato de Almeida na prefeitura.
“Manaus é a 5ª cidade mais rica do Brasil e a gente não ter grandes complexos viários para reduzir nosso trânsito. Você ficar parado duas ou três horas no trânsito para chegar na sua casa. Ter 25% apenas de tratamento de esgoto na nossa cidade. Nós aprovamos em Brasília (DF), na legislatura passada, o Novo Marco Legal do Saneamento. Então, tem investimento [federal] para trazer para nossa cidade e nós estamos marcando passo e quem está sofrendo com isso é a população, principalmente, a população mais pobre”, criticou o deputado federal.
Em relação ao pré-candidato da federação Cidadania-PSDB ao Poder Executivo, Amom Mandel, de 23 anos, Alberto Neto insinuou que a meta do jovem adversário sempre foi chegar ao cargo de prefeito. Mandel passou de vereador de Manaus a deputado federal sem completar o mandato na CMM.
“Aí, nós temos um outro candidato [Amom Mandel]. Que é um candidato jovem na política, que está fazendo campanha desde que era vereador [em 2021]. Então, ele já está fazendo campanha há muito mais tempo e eu me predispus recentemente a ser pré-candidato [à Prefeitura de Manaus]. Estou no segundo mandato [consecutivo] de deputado federal e agora que a população vai começar a conhecer os meus projetos e vai entender a importância da nossa pré-candidatura [pela direita]”, disse Alberto Neto.
📌Capitão Alberto Neto (PL) avalia David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania), seus principais adversários pela Prefeitura de Manaus
Saiba mais⤵️https://t.co/aGDKMvvtMH pic.twitter.com/8ia77U6Ms4
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 25, 2024
Leia mais:
Direita rachada: Alberto Neto chama Coronel Menezes de “baba ovo”
Em ato no RJ, Menezes vê de longe Alberto Neto ser apresentado para o Brasil por Bolsonaro
Fator Bolsonaro
Ciente da força de Jair Bolsonaro sobre o eleitorado da direita e de Manaus, Capitão Alberto Neto acredita que a vinda do ex-presidente da República, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle, para a capital amazonense para cumprir agenda partidária, nos dias 3 e 4 de maio, pode impactar positivamente na sua futura campanha.
O parlamentar do PL aposta no fator Bolsonaro no lançamento oficial da pré-candidatura ao Poder Executivo Municipal, na próxima sexta-feira (03/05), na Arena Amadeu Teixeira, a partir das 19h. Alberto Neto voltou a exaltar o ex-presidente.
“O [ex] presidente Bolsonaro é a maior liderança do país hoje [da direita]. É o único político que consegue arrastar multidões. Eu estive em 25 de fevereiro em São Paulo [no ato pró-Bolsonaro], você vê 1 milhão de pessoas nas ruas, na Avenida Paulista. Agora no Rio Janeiro [no último domingo, dia 21], também estive presente ao seu lado [na manifestação em Copacabana], também uma multidão de cariocas e gente do Brasil inteiro também estava ali presente”, afirmou Alberto Neto.
“Não tem outro político que tenha essa capacidade [de reunir eleitores em atos públicos]. Nem o atual presidente [Luiz Inácio Lula da Silva], que está no poder, tem essa capacidade de movimentar multidões. Tenho certeza que isso vai influenciar bastante nas eleições municipais e que vai me favorecer”, completou.
Capitão Alberto Neto também reconheceu que não é um nome tão conhecido entre os eleitores de Manaus quanto os dois principais adversários ao pleito. Ele nunca exerceu um cargo eletivo nas esferas municipal e estadual, se elegendo logo para deputado federal em 2018 e garantindo a reeleição em 2022.
“Como eu cheguei agora na pré-campanha, muita gente nem sabe que sou candidato. Acho que a presença dele [Jair Bolsonaro] vai me ajudar a mostrar para a população que Manaus tem um candidato de direita e que tem capacidade de gerir melhor a nossa cidade. De melhorar a vida da população e trazer mais dignidade para o nosso povo. E Bolsonaro vai ser muito importante para isso”, disse Alberto Neto.
📌"Acho que a presença dele vai me ajudar a mostrar para a população que Manaus tem um candidato de direita", diz Capitão Alberto Neto (PL) sobre vinda de Jair Bolsonaro a Manaus na próxima semana
Saiba mais⤵️https://t.co/aGDKMvvtMH pic.twitter.com/kITVr25o40
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 26, 2024