As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Análise de Mandato: Daniel Almeida sugere leitura de trechos bíblicos nas escolas amazonenses

A Rede Onda Digital segue com o quadro "Análise de Mandato" com os 24 deputados da Aleam às vésperas da eleição de 2026
Análise de Mandato: Daniel Almeida sugere leitura de trechos bíblicos nas escolas amazonenses

Foto: Assessoria de Comunicação

Daniel Djuda Pereira de Almeida, mais conhecido como Daniel Almeida, foi eleito, em 2022, deputado estadual do Amazonas pelo Avante, obtendo 35.755 votos, o que representa 1,81% dos votos válidos, posicionando-se como o 12º candidato mais votado no Estado.

O parlamentar destaca seu mandato com projetos sociais comunitários. Suas principais bandeiras incluem o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de esporte, saúde, recuperação de dependentes químicos, educação e sustentabilidade ambiental.

Nesta análise de mandato, realizado pela Rede Onda Digital, você vai conferir a atuação de Daniel Almeida (Avante) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Propostas 

Conforme consulta da Rede Onda Digital, Daniel protocolou uma proposta que dispõe da autorização de leitura de trechos bíblicos em escolas públicas e particulares do Estado. A medida tem caráter paradidático, ou seja, busca contribuir para a disseminação de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos presentes na Bíblia.

Segundo o texto, as histórias bíblicas poderão auxiliar projetos pedagógicos em áreas como história, literatura, artes, filosofia, ensino religioso e outras atividades complementares, reforçando a formação cultural dos estudantes.

O texto está aguardando emissão de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Vale lembrar que o projeto é semelhante a uma proposta do vereador Raiff Mattos (PL), que busca o mesmo objetivo de Almeida. Aliás, os dois têm a mesma justificativa.

Outra proposta do parlamentar é, a criação do “Programa Merenda Escolar Vegetariana” nas escolas públicas do Amazonas, onde as escolas estaduais deverão disponibilizar no cardápio a opção de alimentação vegetariana, devidamente elaborada por nutricionista.

Esse Projeto de Lei está para sanção do governador do Estado Wilson Lima (União Brasil).

Requerimentos 

O parlamentar carrega muitos requerimentos para exigir máxima urgência em execução de serviços na capital amazonense.

Leis

Daniel Almeida chegou a ter propostas transformadas em lei no Estado do Amazonas, uma delas foi o “Título Amigo do Meio Ambiente”, que será concedido a pessoas, empresas ou entidades que tenham contribuído para a preservação do meio ambiente no Estado.

Outro projeto determina a divulgação de cuidados com a saúde mental em veículos de comunicação dos órgãos públicos no Estado.

Anualmente, no dia 15 de junho, o Amazonas tem em seu calendário oficial: o “Dia da Agricultura Irrigada”.

O Clube dos Desbravadores também recebeu uma lei somente para eles, desta vez como Patrimônio Imaterial do Amazonas.

Repercussões

Daniel tem gerado alguns “atritos” durante sua atuação dentro e fora do parlamento estadual.

Na Aleam, durante uma sessão plenária no dia 23/06 deste ano, a morte de uma jovem grávida que caiu em um buraco na avenida Djalma Batista, na noite de domingo (22), causou um bate-boca entre o presidente da Casa Legislativa Roberto Cidade (União Brasil) e Daniel Almeida.

Foi então que Daniel se exaltou: “Eu não vejo a mesa diretora desta Casa se manifestar em favor do povo, e sim em favor do governador Wilson Lima. Cadê a moral desta Casa? Para falar de um buraco em uma avenida que está toda asfaltada… toda asfaltada! A avenida está toda asfaltada, tem um buraco, a família morreu, e aí vocês se levantam aqui para falar do prefeito David Almeida, que é o melhor prefeito desta cidade, e passam pano para o governador Wilson Lima. Que é isso, gente? Podem vaiar, se estão achando bom morrer gente no hospital, podem vaiar mais”.

Fora do parlamento, Daniel também causou dois embates, cada um, com os vereadores Sargento Salazar (PL) e Rodrigo Guedes (PP), oposição ao prefeito na CMM.

Com Rodrigo Guedes, a troca de acusações ocorre após o vereador compartilhar um vídeo nas redes sociais em que um homem profere xingamentos ao prefeito durante o festival #SouManaus Passo a Paço 2025.

Com Salazar, o bate-boca também aconteceu por meio das redes sociais, Daniel Almeida publicou nas redes sociais um vídeo polêmico, no qual acusa o vereador da Câmara Municipal de Manaus de ser usuário de drogas.

Em resposta, Salazar também fez um vídeo rebatendo as declarações, afirmando que o Daniel é um “papagaio de pirata” e estava “pegando pressão” pelas críticas feitas pelo vereador.

 


Saiba mais: 

Dan Câmara é autor da lei que reconhece “A paz do Senhor Jesus” como Patrimônio Imaterial

Janjão anuncia pré-candidatura a deputado estadual em 2026 e reafirma apoio a Omar Aziz


Projetos de Lei

A Rede Onda Digital consultou o Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar (SAPL) e denominou somente os textos em que Daniel está como autor principal.

Comissões

Presidente: Comissão Política sobre Drogas, Cidadania e Legislação Participativa.

Vice-presidente: Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e de Esporte e Lazer.

Titular: Comissões de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Assuntos Indígenas e Promoção Social; Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social.

Suplente: Comissões de Cultura e Economia Criativa; Defesa do Consumidor; Indústria, Comércio e Zona Franca; Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Transporte, Trânsito e Mobilidade.

Biografia

No site da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o perfil do deputado — espaço destinado a apresentar sua trajetória e carreira — limita-se a uma lista de propostas apresentadas na Casa e a um breve resumo de sua atuação parlamentar.

A amostra não apresenta o currículo (quais outros cargos que o deputado exerceu antes de ingressar na Casa Legislativa), a matriz escolar (conteúdos, competências e habilidades de uma instituição educacional o qual atribui seu conhecimento), se resumindo apenas no que se destaca nas imagens abaixo: