As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Polícia prende “piratas do rio” após ataque a embarcação no Amazonas

O grupo estava armado, fez reféns e roubou combustível, pertences e equipamentos da embarcação
Polícia prende “piratas do rio” após ataque a embarcação no Amazonas

(Foto: Reprodução/Rede Onda Digital)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em ação integrada com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), prendeu quatro homens suspeitos de integrar uma quadrilha de “piratas do rio” que atacou uma balsa no município de Borba, a 151 quilômetros de Manaus. O grupo estava armado, fez reféns e roubou combustível, pertences e equipamentos da embarcação.

Durante a operação, foram apreendidas armas de fogo de diversos calibres, munições, motores de popa, celulares, embarcações utilizadas no crime e outros materiais. De acordo com a polícia, o caso teve início quando a quadrilha abordou uma balsa que transportava cerca de 6 milhões de litros de combustível pelo rio Madeira.

Segundo informações do major Andrey Oliveira, a ação criminosa foi planejada a partir de uma negociação ilegal entre membros da tripulação e um dos suspeitos. A tripulação, exceto a cozinheira, já tinha o hábito de desviar combustível durante a viagem e vender parte da carga. No entanto, o comprador não conseguiu reunir os cerca de R$ 100 mil combinados e, mesmo assim, marcou um encontro para efetuar a transação.

Quando a balsa chegou ao ponto combinado, conhecido como Ponta do Castanhal, os criminosos se aproximaram usando camisas da Polícia Civil, coletes e balaclavas. Ao embarcarem, anunciaram o assalto, surpreendendo até mesmo parte da tripulação que acreditava tratar-se da negociação ilegal. A cozinheira, única que não sabia do esquema, conseguiu se esconder e enviar mensagens de alerta por WhatsApp, permitindo que a informação chegasse rapidamente às autoridades.

Com a denúncia, equipes da PM e da PC montaram uma operação durante a noite, mesmo enfrentando dificuldades logísticas. Viaturas foram posicionadas às margens do rio com giroflex ligado para simular uma aproximação, enquanto outra equipe, liderada pelo major Túlio e pelo investigador Gonzaga, se deslocou em uma lancha até a embarcação.

“Foi uma ação rápida, feita em menos de 24 horas. Recebemos a denúncia, localizamos a balsa e conseguimos fazer a abordagem e a prisão dos acusados”, destacou o major Andrey Oliveira. O delegado Jorge Arcanjo, da PC-AM em Borba, informou que o grupo era formado por nove pessoas, das quais quatro foram presas em flagrante.

Entre o material apreendido, estavam espingardas calibre 12, armas caseiras e simulacros de pistola, além de parte do combustível roubado. A polícia segue em buscas para capturar os demais envolvidos e apura a participação dos tripulantes da balsa no esquema de desvio de combustível.

As investigações continuam para identificar todos os integrantes do grupo criminoso e responsabilizar também os tripulantes que colaboraram com o crime.