Piloto é preso em Tefé após FAB derrubar avião suspeito vindo do Peru; vídeos

Foto: Divulgação
Um piloto foi preso e um avião vindo do Peru foi derrubado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (22/09), em uma área de mata no município de Tefé, no interior do Amazonas.
Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), o avião foi detectado pelos radares da Força Aérea após entrar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, sem matrícula visível e sem comunicação com os órgãos de controle do tráfego aéreo, sendo classificado como suspeito.
Os militares tentaram estabelecer contato rádio e visual com a aeronave. Diante da ausência de resposta, foi ordenado uma mudança de rota, no entanto, o piloto continuou sem responder às orientações da FAB.
Leia mais
VÍDEO: Advogada criminalista é morta com 20 tiros em BH
VÍDEO: Avião da LATAM colide com granizo e tem forte turbulência à caminho de SP
Com a insistente falta de colaboração do piloto interceptado, a aeronave permaneceu irredutível, foi classificada como hostil e passou a ser objeto do Tiro de Detenção (TDE). O piloto suspeito manobrou o avião para um pouso a cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade de Tefé, em uma região desabitada. Um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira conduziu uma equipe da Polícia Federal para o local, que deteve o suspeito.
A interceptação integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, sobretudo em áreas consideradas rotas para o escoamento de ilícitos, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e da Operação Ostium; e nas ações do Controle do Espaço Aéreo com vistas à segurança do tráfego aéreo.
