
Durante palestra em Presidente Figueiredo, polícia recebe denúncia e prende suspeito de ameaçar matar mulher
Um homem de 29 anos foi preso, nesta segunda-feira (18/08), suspeito de ameaçar matar a mulher, no município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. A prisão foi efetuada durante a passagem do efetivo da Polícia Civil no município para promover ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica no escopo da Operação Shamar.
A ação policial foi deflagrada pelas Delegacias Especializadas de Polícia (DEP) de Presidente Figueiredo e em Crimes contra a Mulher (DECCMs) centro-sul e norte/leste e pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Leia mais:
Suspeito de tentar matar cantor Dubarranco em Manaus é policial militar
Palestra em escola
Segundo a delegada Beatriz Andrade, da DEP de Presidente Figueiredo, as autoridades policiais estavam promovendo uma palestra em uma escola do município quando receberam uma denúncia de um possível caso de violência doméstica.
“Imediatamente fomos até o local, onde identificamos a vítima que confirmou que havia sido ameaçada de morte pelo próprio companheiro, que fez uso de armas brancas para amedrontá-la. De lá seguimos para o bairro Morada do Sol, no município, e conseguimos efetuar a prisão em flagrante do autor”, falou a delegada.
De acordo com a delegada, a prisão integra a Operação Shamar, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem o objetivo de combater crimes contra a mulher em todo o país.
Ações de conscientização
O efetivo das DECCMs centro-sul e norte/leste e do DPI chegou ao município na manhã desta segunda-feira, para executar diversas ações de conscientização, em conjunto com a DEP de Presidente Figueiredo, relacionadas ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
As ações contaram com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) do município.
De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM centro-sul, dentro da programação estão palestras, panfletagens, visitas de acompanhamento de medidas protetivas e outras abordagens de conscientização para o enfrentamento da violência doméstica.
“O objetivo da Operação Shamar é conscientizar toda a população sobre o combate à violência doméstica e familiar, cuja atuação deve ser um dever de todos. A violência contra a mulher ainda é um grave problema da nossa sociedade, então precisamos fortalecer essa luta”, disse a delegada.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, agradeceu o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Presidente Figueiredo durante a ação levada ao município pela Polícia Civil.
“Esses órgãos nos acompanharam ao longo de toda a programação. Enquanto a Polícia Civil e as demais Forças de Segurança atuam firme na repressão dos crimes contra as mulheres, a Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio do Projeto Família Protegida da Semasc, garante o acolhimento e a proteção social das vítimas de violência doméstica”, citou o delegado.
