O dono de um sítio, identificado como Matheus Santos da Silva, de 37 anos, foi preso suspeito de manter um casal, de 17 e 18 anos, como escravos, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas. As vítimas estavam no local com a filha, um bebê de 11 meses.
Veja o vídeo:
Dono de sítio é preso por manter casal e bebê em trabalho escravo no Amazonas pic.twitter.com/1Q60WXmw53
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2025
Delegado alerta para escravidão no Amazonas
O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Paulo Mavignier, disse que é importante que o crime seja denunciado quando acontecer, para que seja devidamente apurado e as vítimas sejam retiradas do contexto.
Veja o vídeo:
Delegado alerta para escravidão no Amazonas pic.twitter.com/aLwDpg48Zx
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2025
“Quem tiver conhecimento de pessoas nessa situação, que é uma situação extremamente desumana, que denuncie pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para que a Polícia Civil possa apurar”, disse o delegado.
Leia mais
Brasileira é presa nos EUA por crimes sexuais contra menor
Investigações
De acordo com o delegado John Castilho, da DIP de Manacapuru, as investigações apontaram que o casal foi levado ao sítio do autor para trabalhar e receber uma diária de aproximadamente 50 reais. O homem ajudaria com o trabalho braçal do sítio e a adolescente trabalharia com os afazeres domésticos.
“Ao chegar lá eles iniciaram os trabalhos e, após alguns dias, o autor não pagou o salário que lhes foi prometido. Quando as vítimas foram indagá-lo, ele começou a inventar dívidas. Qualquer suposto erro que o casal cometia, ele inventava uma dívida para eles pagarem”, relatou o delegado.
Veja o vídeo:
Dono de sítio não pagava salário e inventava dívidas a casal matido em escravidão no Amazonas pic.twitter.com/8ilAQBQ8XR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2025
Segundo o delegado, certa vez o jovem arranhou a motocicleta do autor e ele somou uma dívida de 3 mil reais. A adolescente quebrou um copo e ele somou uma dívida de 100 reais.
“A dívida se tornou impagável e o autor afirmou que, enquanto eles não a quitassem, eles não poderiam sair do sítio. Na segunda-feira (14/04), a adolescente conseguiu falar com a sua mãe, que imediatamente foi à delegacia denunciar o caso”, contou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, de imediato a equipe policial foi ao local, onde se deparou com uma situação completamente insalubre e encontrou o casal e a filha deles em situação de extrema vulnerabilidade.
“Nós resgatamos essa família, que já está sendo assistida pelo serviço psicossocial, e autuamos o autor em flagrante pela situação a qual ele expôs o casal e a filha deles”, finalizou o delegado.
Procedimentos
Matheus Santos da Silva foi autuado em flagrante por redução à condição análoga a de escravo e está à disposição da Justiça.