Informações apuradas por este colunista dão conta que o senador da República, Plínio Valério (PSDB), se afastou das articulações políticas da pré-campanha do deputado Amom Mandel à prefeitura de Manaus. Valério foi um dos principais responsáveis pela pré-candidatura de Mandel se materializar; mesmo após dezembro de 2023, quando o deputado publicou um vídeo supostamente desistindo de uma eventual disputa ao Executivo municipal.
Fontes ligadas ao senador afirmaram que o afastamento político de Plínio foi motivado por diferentes razões; a principal delas é a falta de “senso de grupo” do deputado federal — o que se alinha com outros bastidores passados. Não é de hoje que Amom tem a “fama” de não consultar seu “primeiro escalão” para tomar decisões importantes.
Em dezembro de 2023, quando Amom publicou o vídeo da suposta desistência, o que se apurou à época foi que até os seus principais articuladores foram pegos de surpresa; Plínio Valério, inclusive. Após esse caso, o parlamentar é tido como alguém instável politicamente, alguém imprevisível, no sentido ruim da expressão.
Esse cenário, no entanto, não deve afetar a pré-candidatura de Mandel, uma vez que Plínio Valério já firmou o compromisso da federação com o deputado federal para as eleições deste ano, entretanto, Valério não deve participar ativamente do processo político até outubro de 2024.
Na última sexta-feira (10/15), Plínio Valério não compareceu ao evento do partido Cidadania em apoio a Amom Mandel, que ocorreu no Teatro do Centro Educacional Século, a justificativa foi o cumprimento de uma agenda:
Leia mais:
Cidadania realiza evento de apoio à pré-candidatura de Amom Mandel nesta sexta-feira (10/5)