Com mais de 700 mil votos para o Senado na última eleição, o nome do coronel Alfredo Menezes se fortaleceu como representante da direita no Amazonas. Com certeza a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trouxe muitos desses votos, mas por vários desdobramentos políticos entre 2023 e 2024, Menezes acabou não sendo o candidato do PL a prefeito de Manaus nesta eleição e rompeu com a legenda.
Agora, no PP, e como vice na chapa do deputado estadual Roberto Cidade, Menezes busca atrair o eleitorado conservador de Manaus, que é maioria. O coronel se define como “direita raiz”, em contraste com o que seria, em sua visão, uma direita um pouco mais “branda” representada pelo Capitão Alberto Neto, que acabou sendo a escolha do PL. Menezes e Alberto Neto são desafetos políticos.
Na campanha veiculada nas redes sociais, percebe-se que Menezes sempre busca valorizar sua experiência passada como superintendente da Suframa, e os princípios da direita. Veja vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
PT e PL formam alianças em 85 cidades pequenas nas eleições municipais de 2024
Eleições 2024: Roberto Cidade faz campanha dinâmica e com críticas a David Almeida e Amom Mandel
O tom dos vídeos e postagens e a parte visual da campanha combinam com o mesmo estilo adotado no perfil de Roberto Cidade. Os posts são diários e os vídeos são ágeis e dinâmicos. Mesmo assim, percebe-se que no material de campanha do coronel, há um um destaque para a cor azul do PP, e não só para as cores verde e amarela que são enfatizadas no material de Cidade.
O candidato e seu vice também parecem adotar estratégias diferenciadas: Não há muitos vídeos de campanha com Cidade e Menezes juntos, embora em comícios e eventos noturnos os dois sejam sempre vistos lado a lado.
No Instagram do candidato também aparecem vídeos em que Menezes faz críticas à administração David Almeida.
Nota-se que tanto Cidade quanto Menezes estão alinhados na proposta de conquistar o eleitor conservador manauara, que pode ser ver dividido com a candidatura de Alberto Neto recebendo o apoio oficial de Jair Bolsonaro.