Como analista, procuro sempre estar pronto para todos os cenários políticos possíveis, inclusive, a imprevisibilidade é justamente a graça da política brasileira. Entretanto, existem cenários políticos difíceis de acreditar.
Nesta segunda-feira (24/06), o Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) divulgou uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus. Dos muitos dados que poderiam ser questionados, me chamou atenção particular o levantamento que diz respeito a influência de personalidades políticas na escolha do eleitor:
O resultado desse levantamento é bastante singular, para ser bem elegante aqui. Uma pesquisa que afirma que Lula tem mais influência que Bolsonaro, sobre a intenção de votos de um candidato em Manaus, não se sustenta do ponto de vista histórico, e todos sabem disso. Existem dezenas de pesquisas nos últimos anos que atestam categoricamente que Manaus é uma cidade de direita e com fortes tendências bolsonaristas.
Agora, “do nada”, não é mais assim? Vamos tratar as coisas com a devida seriedade. Respeito todos os institutos, mas ninguém pode me pedir para acreditar nisso. Outra coisa mais bizarra ainda é o mesmo levantamento dizer que o senador Eduardo Braga (MDB) também tem mais influência eleitoral que Jair Bolsonaro em Manaus. Com todo respeito, isso é alguma brincadeira?
Você pode odiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas é um fato a sua preferência em Manaus. As pesquisas e as eleições passadas atestam isso.